Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

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Reflexões e problematizações sobre as Metodologias Ativas no ensino
Patrícia Fernanda da Silva

Última alteração: 01-09-2020

Resumo


A oficina "Reflexões e problematizações sobre as Metodologias Ativas no ensino" desenvolvida no I Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFRS, visa oportunizar aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática algumas problematizações sobre as Metodologias Ativas para o desenvolvimento de conteúdos nas aulas de Matemática, permitindo aos alunos refletir, questionar e expor suas dúvidas a partir de cada uma das abordagens metodológicas expostas. Atualmente, engajar os alunos no decorrer das aulas de Matemática e mantê-los envolvidos nas atividades são aspectos essenciais para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento crítico e, sendo assim, as Metodologias Ativas contribuem para que o professor desempenhe um papel de ativador e instrutor da aprendizagem, direcionando-as e fazendo com que o aluno seja protagonista da descoberta e centro do processo de aprendizagem, em vez de mero receptor passivo de informações que, grande parte das vezes, podem nem ser compreendidas. Diversas estratégias de ensino possibilitam criar um ambiente de aprendizado ativo e envolver os alunos na construção de conhecimentos matemáticos. Estudos atuais em diferentes áreas do conhecimento, evidenciam que aprender de forma ativa possibilita melhor compreender, reter informações e ainda desenvolver habilidades cognitivas de ordem superior. Tendo por base a teoria construtivista, a aprendizagem ativa destaca a construção do conhecimento por parte dos próprios aprendizes, relacionando-a com a aprendizagem experiencial, na qual a aprendizagem ocorre a partir de uma experiência direta, de modo que o aluno consiga ver a utilidade do que está aprendendo e conectar a uma situação do seu contexto ou mundo real. A aprendizagem ativa possibilita abordar o processo de construção do conhecimento, bem como habilidades, valores e atitudes através de estratégias educacionais que envolvem os alunos, promovendo reflexões, debates e discussões que levam pensar de forma crítica, criativa, expressar ideias, valores, receber e dar feedbacks sobre o seu processo de ensino e aprendizagem. O aluno participa de técnicas com atividades pró-ativas e significativas, em que cada um tem responsabilidade sobre o que está sendo realizado. Diante das possibilidades e abordagens das Metodologias Ativas, foi criada uma oficina com a duração de 3 horas para que os alunos pudessem conhecer um pouco mais das suas abordagens e utilizações no ensino. O principal objetivo é apresentar aos participantes os conceitos envolvidos ao trabalhar com a Sala de Aula Invertida, Peer to Peer, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Times e Método 300, bem como organizar os conteúdos e as atividades desenvolvidas em cada uma das abordagens citadas, ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para apoiar a aprendizagem e ainda refletir sobre o processo de avaliação. A metodologia utilizada durante a oficina, inicialmente é a expositiva e dialogada, em que o material é apresentado por meio de videoconferência e da ferramenta Google Meet, para que os alunos pudessem verificar as diferenças e particularidades de cada uma das abordagens apresentadas. Após esta breve explanação, pretende-se utilizar a abordagem metodológica Peer to Peer, em que cada um dos participantes deve escolher uma das abordagens apresentadas, criar uma atividade e tentar convencer o colega sobre o impacto de utilização da mesma e seus benefícios, principalmente para o ensino de Matemática. Para essa atividade, os participantes podem trocar os contatos de Whatsapp e, a partir de então, realizar ligações, encaminhar áudios e vídeos, para que a comunicação seja mais rápida e efetiva. Ao final da oficina, os alunos relatam as abordagens utilizadas pelos colegas para o convencimento, suas impressões sobre as abordagens utilizadas, e refletem sobre as possibilidades de trabalho no ensino de Matemática, viabilidade das atividades no contexto de Ensinos Fundamental e Médio, além de perceber a importância de utilizar as Metodologias Ativas para que a aprendizagem seja ativa e realmente se concretize.

Palavras-chave


Metodologias Ativas; Aprendizagem Ativa; Ensino; Matemática; Construção de Conhecimento.

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