Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

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Olimpíadas de Matemática: a relação da extensão entre licenciandos em Matemática e a comunidade
Eduarda Santos de Oliveira, Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha, Carina Loureiro Andrade, Caio Graco Prates Alegretti

Última alteração: 01-09-2020

Resumo


O projeto de extensão “Olimpíadas de Matemática: Parceria IFRS e Escolas”, criado no IFRS Campus Canoas em 2018, tem como principal objetivo a preparação de alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas da rede pública da cidade de Canoas para a participação em olimpíadas de Matemática, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A preparação aconteceu por meio de encontros que ocorreram semanalmente, separados em dois grupos, sendo um do ensino fundamental e outro do ensino médio. Inicialmente, o projeto era focado principalmente na preparação dos alunos para as competições, com o objetivo de estimular o estudo da Matemática e preparar os alunos das escolas da região para as olimpíadas. No decorrer da organização inicial da edição de 2019 do projeto, por demanda dos alunos da Licenciatura em Matemática, formou-se um grupo de resoluções de questões da OBMEP e este juntou-se aos encontros de preparação, trazendo os licenciandos participantes como colaboradores responsáveis pelas aulas. Atendendo assim dupla demanda, sendo a dos alunos do ensino básico a criação de um espaço de discussões e debates sobre os tipos de questões, normalmente, pouco trabalhadas na sala de aula regular. E atendendo à demanda dos licenciandos que se interessavam por dedicar um tempo às resoluções de questões de competições como as da OBMEP e, para além disso, possibilitando vivências de prática docente e reflexões sobre teoria e ensino, para alguns antes de seu período de estágio curricular. A divulgação das atividades foi feita para escolas municipais e estaduais de Canoas parceiras do Campus, e muitas delas recomendaram que seus alunos classificados para a segunda fase da OBMEP participassem dos encontros de discussões. Cada encontro demandou dois momentos: inicialmente, a preparação, em que o grupo de resoluções reunia-se para pensar as questões dos encontros e, depois, a realização das aulas. Na edição de 2018, os estudantes participantes conquistaram 3 medalhas e 9 menções honrosas na OBMEP e o projeto certificou 30 alunos pela presença regular nos encontros. A edição de 2019 atendeu cerca de 25 alunos do ensino fundamental, 20 alunos do ensino médio e teve o envolvimento de oito licenciandos, relacionando, desta forma, extensão e ensino. Dos participantes, um conquistou medalha de ouro, dois conquistaram medalhas de prata, três conquistaram de bronze e 15 receberam menção honrosa. As práticas desenvolvidas, além de cumprir a dupla demanda, foram resultado de muita pesquisa e estudo para se concretizar de fato, uma vez que os licenciandos precisaram repensar suas práticas, aprimorar seus conhecimentos e se desafiarem com as demandas dos alunos participantes.

Palavras-chave


Matemática; Preparação; OBMEP; Extensão; Olimpíadas.

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