Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

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Conversa de português: vivências e desafios de alunos intercambistas do IFRS Campus Caxias do Sul
Francielli Rossa Mostardeiro, Luís Henrique Ribeiro da Silva, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 01-09-2020

Resumo


Nesta roda de conversa os alunos Francielli Mostardeiro e Luís Henrique Ribeiro da Silva, discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul, apresentam um relato a respeito de suas experiências durante o período de mobilidade acadêmica em Portugal. Além disso, pretendem descrever como funcionam os processos de inscrição e seleção e dar dicas para os futuros interessados em participar. A mobilidade em questão ocorreu no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), eleito em 2020 o melhor politécnico de Portugal, durante o segundo semestre letivo de 2019. O IPB é uma instituição pública de ensino superior que possui cinco escolas: Escola Agrária, de Educação, de Tecnologia e Gestão, da Saúde e de Comunicação, Administração e Turismo. A cidade de Bragança é uma cidade universitária e se localiza na região norte de Portugal. Também é abordado um pouco sobre a cultura do país: alimentação, arte, eventos locais, festas, costumes, etc. Em relação à adaptação, os alunos contam sobre como foi o processo de chegada no país, a recepção pela instituição de ensino, a busca por acomodação na cidade e os documentos que precisaram providenciar. No que se refere ao período letivo, abordadam as diferenças metodológicas e curriculares, a performance dos professores, os métodos de avaliação e experiências de modo geral. A mobilidade acadêmica é uma uma oportunidade única na formação do estudante, visto que se trata de uma experiência que tem muito a agregar nos campos acadêmico, profissional e pessoal. Estudar fora do país gera uma melhora no currículo do estudante, sendo um diferencial no mercado de trabalho pois mostra proatividade e resiliência. Ainda, promove um conhecimento íntimo da cultura de outro país, pois faz com que o aluno vivencie uma rotina nova e tenha contato com saúde, segurança e a qualidade de vida que o país pode proporcionar. No que se refere ao amadurecimento pessoal, viver longe da família, do círculo de amigos e da comodidade do país de origem faz com que o graduando esteja constantemente sendo desafiado em suas escolhas. Assim, tornando-se mais maduro e independente. Dentre todas as vantagens, destaca-se o contato com pessoas não só de Portugal ou do Brasil, mas de outros países como Angola, Cabo Verde, Espanha, Itália, Lituânia, Romênia e Turquia. Por fim, os estudantes pretendem discutir sobre os lugares que tiveram a oportunidade de conhecer durante esses seis meses, e também sobre a viagem que realizaram ao final do período letivo, passando por diversos países, como Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Hungria, Itália, França e outros.

Palavras-chave


Mobilidade Acadêmica; Portugal; Relato de Experiência; Licenciatura em Matemática; Intercâmbio.

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