Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

Tamanho da fonte: 
Um produto educacional para trabalhar a Educação Financeira em sala de aula
Aline Reissuy de Moraes, Patricia Eduarda Rudell

Última alteração: 01-09-2020

Resumo


A Educação Financeira engloba alguns conhecimentos e comportamentos básicos (BCB 2013), tais como: a) entender como o mercado de juros influencia a vida financeira do cidadão (a favor ou contra); b) consumir de forma consciente; c) utilizar o crédito com sabedoria evitando o superendividamento; d) entender a importância e as vantagens de planejar, poupar e manter uma boa gestão de finanças pessoais. Assim, entendemos ser por meio da Educação Financeira que se podem prover esses conhecimentos às pessoas, o que influenciará diretamente no bem-estar das mesmas, bem como, de forma mais ampla, pode influenciar na economia do país. Sendo assim, esta oficina tem como objetivo oportunizar a apresentação de um produto educacional para os docentes que desejam trabalhar a Educação Financeira no Ensino Básico. A dissertação que deu origem a este produto está estruturada na perspectiva de metodologia de pesquisa da Engenharia Didática seguindo o proposto por Artigue (1996) e Pais (2015) e fundamentada nas ideias de Paulo Freire, principalmente em suas considerações sobre autonomia. O produto educacional foi elaborado e aplicado para turmas do terceiro ano do Ensino Médio, mas alguns fragmentos de suas atividades podem ser aplicados a outros anos dos Ensinos Médio e Fundamental. Pretende-se convidar os participantes da oficina a dialogar sobre suas necessidades e experiências em relação à temática. O plano de ação da oficina distribui-se em três tempos: primeiramente, contextualizando a temática da Educação Financeira Escolar. Após, explorando o Produto Educacional proposto, disponível no endereço <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559604>. Sabendo da importância da temática em nossas vidas, e desejando trabalhar com a mesma no ambiente escolar, foi elaborado um produto educacional que é um Guia para as aulas de Educação Financeira no Ensino Médio, servindo de ferramenta aos professores que desejam aplicar em suas turmas após as aulas de Matemática Financeira. Trata-se de uma sequência didática para as aulas de Educação Financeira, com sugestões de vídeos e outras atividades relacionadas. O Guia é composto por 64 páginas, subdividido em três etapas e em cada uma delas é possível encontrar as atividades propostas, o material necessário, a duração e o número aproximado de encontros, bem como, os objetivos e sugestões para o desenvolvimento da temática em sala de aula. A aplicação do Guia em sala de aula foi registrada e supervisionada pela professora desta oficina, que também contém um breve relato dessa experiência. E por fim, promove-se o diálogo sobre a temática com os participantes da oficina e abre-se para questionamentos, rumando para o encerramento da mesma. Com vistas à formação dos estudantes enquanto cidadãos autônomos e seguros em relação a sua vida financeira, esta oficina oportuniza a apresentação de um produto educacional para se trabalhar a Educação Financeira em sala de aula, uma vez que o mesmo já foi aplicado e comprovada sua eficácia.

 

ARTIGUE, Michèle. Engenharia Didáctica. In: BRUN, Jean. (Org.). Didácticas das Matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193-217.
BCB - Banco Central do Brasil. Caderno de Educação Financeira - Gestão de Finanças Pessoais. Brasília, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/1YSQVoi>. Acesso em: 30 jun. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. (Coleção Tendências em Educação Matemática).


Palavras-chave


Educação Financeira; Produto Educacional; Ensino Médio; Paulo Freire; Autonomia.

Texto completo: PDF