Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

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O Currículo Lattes no contexto acadêmico e profissional: como criar e preencher o seu
Greice da Silva Lorenzzetti Andreis

Última alteração: 01-09-2020

Resumo


O Currículo Lattes é o padrão nacional para o registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do Brasil. Ele é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país. Em função de sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, o Currículo Lattes tornou-se um elemento indispensável para a análise de mérito e competência nos pleitos de financiamentos. Sua administração é realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Plataforma Lattes. O CNPq foi criado em 1951, com a denominação de Conselho Nacional de Pesquisas, subordinado à Presidência da República, tornando-se fundação em 1974, com a mesma denominação atual. Em 1985, o CNPq passou a estar vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, atualmente MCTIC, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para incentivo à pesquisa no Brasil. A Plataforma Lattes, criada e mantida pelo CNPq, tem seu nome em homenagem ao físico, cientista brasileiro, Césare Mansueto Giulio Lattes, que contribuiu para o avanço da ciência em relação à estrutura atômica. Essa Plataforma é utilizada em ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de Ensino Superior e dos institutos de pesquisa. É utilizada também na formulação das políticas do MCTIC e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação. A Plataforma Lattes consiste em um sistema de informações que integra bases de dados de instituições, grupos de pesquisa e currículos. No “Diretório de Instituições” encontra-se o registro das organizações ou entidades que estabelecem algum tipo de relacionamento com o CNPq, como as instituições em que estudantes e pesquisadores apoiados pelo CNPq desenvolvem suas atividades e instituições onde os grupos de pesquisa estão abrigados. A disponibilização pública dos dados no Diretório de Instituições propicia transparência e confiabilidade às atividades de fomento do CNPq e das agências que a utilizam, fortalece o intercâmbio entre pesquisadores e instituições, além de ser fonte de informações para estudos e pesquisas. O “Diretório dos Grupos de Pesquisa” consiste em um inventário dos grupos em atividade no Brasil. Nele encontram-se informações como os recursos humanos constituintes dos grupos, linhas de pesquisa e setores de atividade envolvidos, especialidades do conhecimento, produção científica, tecnológica e artística. Os grupos de pesquisa estão localizados em instituições de Ensino Superior, institutos de pesquisa, entre outros, e as informações individuais dos participantes dos grupos são extraídas dos seus Currículos Lattes. O Currículo Lattes foi criado em meados dos anos 80, pela necessidade da criação de um formulário que permitisse a avaliação curricular dos pesquisadores, a seleção de consultores e especialistas, e que permitisse a geração de estatísticas sobre a distribuição da pesquisa científica no Brasil. Iniciou com a criação de um Banco de Currículos, alimentado por meio de formulários em papel e posterior digitação de dados em sistema informatizado. No final dos anos 80, foi disponibilizado às universidades e instituições de pesquisa do país, por meio da internet, buscas sobre a base de currículos de pesquisadores brasileiros. No início dos anos 90, formulários eletrônicos começaram a ser utilizados para a captação de dados curriculares para o Sistema Operacional DOS. Os pesquisadores preenchiam o formulário eletrônico e o enviavam em disquete ao CNPq, que os carregava na base de dados. Com a disseminação do Sistema Operacional Windows no meio acadêmico, o CNPq passou a disponibilizar o Currículo de orientadores para o ambiente Windows. Em agosto de 1999, o CNPq lançou o Currículo Lattes como sendo o formulário de currículo a ser utilizado no âmbito do MCTIC e do CNPq. Desde então, o Currículo Lattes vem aumentando sua abrangência, sendo utilizado pelas principais universidades, institutos, centros de pesquisa e fundações de amparo à pesquisa dos estados como instrumento para a avaliação de pesquisadores, professores e alunos. As informações apresentadas até aqui, com maior detalhamento, encontram-se disponíveis na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), no item “Sobre a Plataforma”. Esta oficina tem por objetivo apresentar essa contextualização sobre o Currículo Lattes, bem como orientar sobre o cadastro inicial e a sua atualização. As orientações quanto ao cadastro inicial incluem as informações pessoais, a formação acadêmica, a atuação profissional, a área de atuação e o envio ao CNPq. Com relação à atualização do Currículo Lattes, são abordadas todas as abas disponíveis no sistema: dados gerais, formação, atuação, projetos, produções, patentes e registros, inovação, educação e popularização de Ciência e Tecnologia, eventos, orientações, bancas e citações. Com esta oficina, espera-se que os participantes consigam fazer o preenchimento de seu Currículo Lattes com maior propriedade sobre a ferramenta, visto que esse instrumento é utilizado no meio acadêmico como uma forma de avaliação e análise sobre pesquisadores, professores e estudantes.

Palavras-chave


Currículo Lattes; CNPq; Plataforma Lattes; Criação de Currículo; Atualização de Currículo.

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