Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

Tamanho da fonte: 
PIBID: um novo olhar sobre a prática inicial do licenciando
Tais Marangon, Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha, Eduardo Felipe Ferreira de Araujo, Mariana Lima Duro, Tauana Rosa de Souza de Miranda

Última alteração: 01-09-2020

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tem por objetivo a iniciação à docência, foi criado em 2007 pelo Ministério da Educação e implementado pela CAPES/FNDE e oferece bolsas aos estudantes de licenciaturas para que se dediquem a práticas pedagógicas em escolas públicas. No Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Canoas), o Programa foi implantado pela primeira vez em agosto de 2018, com o objetivo de possibilitar a experiência docente aos alunos do Curso Superior de Licenciatura em Matemática ao atuarem em escolas públicas do município de Canoas/RS. No Campus Canoas, o Programa iniciou com 24 bolsistas, três coordenadoras de área (na instituição de ensino) e três supervisores (nas escolas parceiras). Os bolsistas foram divididos em três grupos, de 8 estudantes cada, para realizarem suas práticas em uma das três escolas participantes. Este relato trata da participação de um desses três grupos, cujas inserções de prática docente foram realizadas no terceiro ano do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio em 2018, e, em 2019, no sexto ano. A turma do terceiro ano do ensino fundamental apresentava, conforme relato da professora regente da turma, dificuldade de compreensão do conceito e do processo multiplicativo. Já a turma do terceiro ano do ensino médio estava preparando-se para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), então a professora supervisora sugeriu que o grupo de estudantes trabalhasse de forma intercalada com as duas turmas. Em relação aos sextos anos, a escola informou que as turmas estavam tendo aulas de Matemática com um professor de Física e os alunos estavam tendo muita dificuldade nos conteúdos abordados. Dessa forma, além de possibilitar a prática docente dos licenciandos, o PIBID apresenta-se como uma oportunidade para as escolas desenvolverem práticas diferenciadas com seus estudantes, contando com o apoio das instituições de ensino superior. A experiência em participar do PIBID traz um outro olhar para o licenciando, tendo em vista que o primeiro contato com as escolas dá-se somente no estágio obrigatório. Assim, pode-se refletir sobre o ato de ser professor, ainda no início do curso, antes do estágio, repensando o modelo e a função da escola nos dias de hoje e repensando as práticas e as questões didático-pedagógicas, além da criação de um acervo de atividades e metodologias para usarmos futuramente em sala de aula. São essas vivências durante nossa formação que proporcionam refletir sobre nossa ação enquanto professores, em trabalhar de forma ética, comprometidos com o ensino-aprendizagem de nossos futuros alunos, com pensamento e visão críticos, sempre nos desafiando e instigando nossos alunos a pensar e superar os seus limites. Por fim, concluímos que o PIBID beneficia a todos os envolvidos, criando uma grande rede em que as trocas constantes geram diferentes aprendizados.

Palavras-chave


Ensino; Matemática; PIBID; Escolas Públicas; Licenciandos.

Texto completo: PDF