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Matemática no ENEM: utilizando questões anteriores como estratégia de ensino
Última alteração: 01-09-2020
Resumo
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), além de ser uma das formas de avaliação do aprendizado do Ensino Médio, é uma das “portas de entrada” para o Ensino Superior. Devido a isso, a preocupação com a preparação para a prova se intensifica ao se aproximar da data de sua realização, culminando em grande preocupação por parte dos alunos finalistas do Ensino Médio. Isso porque é comum se deixar a preparação para o ENEM para o último ano do Ensino Médio. Sabe-se que escolas e professores que têm trabalhado questões do ENEM, desde o primeiro ano do Ensino Médio, têm visto resultados positivos por parte de seus alunos. Percebem que os mesmos se sentem melhor preparados e confiantes para a realização da prova. Mas trabalhar questões do ENEM no cotidiano da sala de aula não é algo trivial. Esse trabalho exige estudo, preparação, cuidado e tempo, e que seja realizado de forma gradual e progressiva, para que os alunos comecem a se adaptar ao formato das questões, muitas vezes extensas e que exigem bastante atenção na leitura de seu enunciado. Com isso, surgem alguns questionamentos, como por exemplo: “Quando usar as questões do ENEM em aula?”, “Que metodologias podem auxiliar na compreensão das questões e sua utilização no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do currículo do ano em curso?”, “Como abordar as questões de forma que elas culminem em aprendizado de forma dinâmica e interessante?”. Esses questionamentos, juntamente do projeto que está sendo desenvolvido com os alunos finalistas do Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá, impulsionaram o desenvolvimento desta oficina, que tem como objetivo discutir e socializar metodologias de ensino utilizando as questões do ENEM para as práticas pedagógicas do ensino de Matemática dos três anos do Ensino Médio, como também, como preparação para o exame. Para atingir esse objetivo, inicialmente pretende-se realizar uma conversa com o intuito de saber quais dos participantes da oficina já atuam como docentes, em qual nível de ensino (fundamental, médio ou superior) e, para os que atuam, em especial no Ensino Médio, se utilizam ou já utilizaram as questões do ENEM em suas aulas. Com isso, busca-se saber se os docentes costumam utilizar apenas em preparação para a prova, aos alunos do terceiro ano, ou como metodologia de ensino da Matemática, tanto para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio quanto para os demais. Além disso, pretende-se discutir como essas questões são utilizadas, se na forma de atividades extraclasses, de atividades avaliativas, de introdução de conhecimentos, de fixação de conceitos, de desafios, de forma interdisciplinar auxiliando ou sendo auxiliados por docentes de outros componentes curriculares, entre outros. Pretende-se também apresentar algumas questões de Matemática de provas do ENEM de anos anteriores e, a partir delas, discutir sugestões de metodologias, e momento de aplicação e do ano para o qual as mesmas podem ser aplicadas. Pois a ideia é mostrar que as questões do ENEM podem ser utilizadas como auxiliares no desenvolvimento de metodologias de ensino para alunos dos três anos do Ensino Médio. Após discutir e analisar essas sugestões, pretende-se, então, como exercício, propor novas questões, para as quais os participantes devem pensar em como as introduziriam em suas aulas, quais metodologias aplicariam, em que momento do aprendizado utilizariam e para qual série do Ensino Médio. Pretende-se que as propostas sejam socializadas, analisadas e discutidas. A partir disso, levanta-se o questionamento sobre a possibilidade da utilização das questões do ENEM em atividades interdisciplinares, se essas atividades seriam possíveis e como. Pretende-se explanar, então, um pouco da relação da interpretação do enunciado das questões com a disciplina de Língua Portuguesa e algumas informações sobre grandezas, unidades e conceitos da Física, como ideias de interdisciplinaridade. Pretende-se com essa oficina apresentar e discutir formas de utilização das questões do ENEM para o ensino dos conteúdos de Matemática. Que os participantes socializem ideias e metodologias, podendo sair com novas propostas para melhorar suas aulas e se sentirem mais confiantes na utilização das questões do ENEM como auxiliares no desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Por fim, que os resultados deste trabalho se reflitam no aprendizado dos alunos como um todo, como também, na sua preparação para o ENEM.
Palavras-chave
ENEM; Ensino Médio; Estratégias de Ensino; Matemática; Metodologias.
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