Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

Tamanho da fonte: 
Percursos formativos: narrativas sobre a docência em Matemática
Daiane Scopel Boff

Última alteração: 01-09-2020

Resumo


A pesquisa discute a docência em Matemática a partir do que as enunciações dicotômicas sobre teoria e prática têm produzido na formação inicial de professores de Matemática. O estudo opera com teorizações pós-críticas, inscritas no pensamento tardio de Ludwig Wittgenstein e seus comentadores, além de estudos sobre docência contemporânea e formação de professores (FABRIS; DAL’IGNA, 2015; GATTI, 2010; GATTI et. al, 2019; IBERNÓN, 2009; NÓVOA, 2008; TARDIF, 2012; VEIGA-NETO, 2015). O material empírico constituiu-se de narrativas de professores e estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública do sul do país e foi produzido por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2019, e questionários on-line, construídos via Formulários Google e respondidos em 2016 e em 2018. A analítica empreendida neste estudo mostra que a docência em Matemática se produz imersa em enunciações dicotômicas sobre teoria e prática que tendem a separar e a hierarquizar os diferentes conhecimentos que são desenvolvidos nos cursos de Licenciatura em Matemática analisados. Separação que se mostra facilitada considerando os conhecimentos que são facilmente significados na vida cotidiana dos estudantes da Educação Básica dos que não o são. Tal dicotomização também contribui para a chamada fragmentação formativa, discutida por Gatti (2010) e outros autores. Em um breve diagnóstico, é possível verificar que a visão dicotômica entre teoria e prática e a supremacia de uma ou de outra dimensão têm sido amplamente discutidas e estão registradas tanto em pesquisas nacionais e internacionais, como nos documentos que orientam a formação de professores no Brasil. A discursividade criada em torno da questão da teoria-prática, o próprio caráter de veracidade que se construiu para essas enunciações na formação e a aparente incompletude dessas dimensões, teórica e prática, parecem fazer com que, cada vez mais, se busque ou em uma ou em outra dimensão a solução para a problemática que se construiu em torno delas no campo educacional. Os efeitos que as enunciações dicotômicas sobre teoria e prática parecem produzir, tanto em professores como em estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática, mostram que a dicotomia teoria-prática é um enunciado potente e naturalizado nesse campo de formação, uma vez que produz alguns modos de ser docente e também formas de entender a docência em Matemática. Além disso, a articulação teoria-prática aparece como a prescrição mais recorrente na formação, sendo veiculada como a alternativa mais adequada para solucionar a problemática construída. Na contramão desse diagnóstico, ao considerar também a complexidade deste tempo contemporâneo, esta pesquisa aponta a indissociabilidade teoria-prática como uma forma qualificada para ver os conhecimentos, a docência e a própria formação, sem dicotomias.

 

FABRIS, Elí Terezinha Henn; DAL’IGNA, Maria Cláudia. Constituição de um éthos de formação no Pibid/Unisinos: precessos de subjetivação na iniciação à docência. Unisinos, v. 19, n. 1, p. 77-87, jan./abr. 2015.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
IBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo, Ed. Cortez, 2009.
NÓVOA, A. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, M.; LESSARD, C. (Orgs.) O ofício do professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
VEIGA-NETO, Alfredo. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 113-140, mar./ jun. 2015.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Gramática filosófica. Trad. Luís Carlos Borges. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2010.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Trad. Marcos G. Montagnoli; revisão da tradução e apresentação: Emmanuel Carneiro Leão. 9. ed., Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Universitária São Francisco, 2014.


Palavras-chave


Formação de Professores; Docência em Matemática; Indissociabilidade teoria-prática; Licenciatura em Matemática; Narrativa.

Texto completo: PDF