Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

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PIBID no IFRS - Campus Caxias do Sul: relatos e reflexões
Natalia Simone Andreazza, Rafael Basso, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 02-09-2020

Resumo


A temática “O Programa PIBID nos Campi do IFRS” fornece uma amplitude elevada de caminhos possíveis para direcionar nosso discurso. Consideramos adequado orientar nossos esforços na exposição do trabalho desenvolvido pelos estudantes vinculados ao PIBID no IFRS - Campus Caxias do Sul, devido ao fato dessa realidade ter constituído parte de nossa experiência enquanto bolsistas. A oportunidade de presenciar, auxiliar e incentivar etapas como o planejamento das atividades elaboradas pelos demais colegas, foram possibilitadas pela convivência promovida no Laboratório de Matemática durante a carga horária semanal destinada para organização das propostas levadas para as duas escolas atendidas. Porém, ao refletir sobre nossos aprendizados como (possivelmente) futuros docentes, fomos acometidos pelo interesse em compreender também os aprendizados daqueles que caminharam conosco nessa jornada. Entremente a divulgação do evento e o prazo estabelecido para entrega do resumo, mobilizamos esforços para elaborar uma ferramenta de incentivo à reflexão individual que viabilizasse nosso contato com tais aprendizados, e com os impactos gerados sobre a formação inicial de cada um. Diante das inúmeras possibilidades existentes para comunicação mediada pela tecnologia, optamos pela adoção do formulário eletrônico, intitulado “PIBID no IFRS - Campus Caxias: relatos e reflexões”. O formulário foi encaminhado aos dezenove bolsistas envolvidos nas atividades desenvolvidas no programa ao longo dos anos de 2018 e 2019. Tal número não condiz com a disponibilidade de dezesseis bolsas oferecidas, devido a alguns discentes terem reorganizado suas prioridades pessoais e acadêmicas, acarretando em substituições pelos demais alunos que manifestaram interesse. No total, sete bolsistas responderam o formulário. Destacamos que todos os discentes que retornaram o formulário permitiram que as informações por eles disponibilizadas fossem utilizadas para redação do resumo. O retorno recebido possibilitou constatar que a oportunidade de experienciar a realidade da sala de aula foi uma característica unânime apontada como motivadora para a participação no PIBID. Houve discentes que destacaram a possibilidade de vivenciar situações que incentivassem a utilização dos aprendizados construídos ao longo da trajetória acadêmica, bem como aqueles que consideraram a experiência docente anterior ao estágio como um preparo fundamental. Além disso, todos os licenciandos mencionados pretendem prosseguir com a carreira docente em matemática, com exceção de um deles, que pretende prosseguir a carreira como docente em física. Todos consideraram que o PIBID impactou para a decisão, seja como um fortalecimento de uma pretensão anterior, seja como um momento que possibilitou ampliar o autoconhecimento, mas principalmente, devido à experiência em sala de aula vivenciada. Os maiores desafios apontados foram referentes à aversão dos estudantes com a Matemática, aos cansaço e desânimo demonstrados por alguns diante das propostas, bem como uma desmobilização percebida diante da possibilidade de errar. Um dos envolvidos com projetos da área tecnológica evidenciou dificuldades com a infraestrutura, por exemplo, enquanto que uma licencianda observou que sua faixa etária foi desafiadora ao atuar numa turma de EJA. Grande parte dos bolsistas considerou que a participação no programa modificou a compreensão sobre a docência, principalmente sobre situações que a instituição de educação superior não consegue alcançar com a formulação de seus currículos. Aspectos como a necessidade do professor estar atento às dificuldades de inúmeros alunos que têm receio de realizar questionamentos, bem como a necessidade de um estudo abrangente da docência para o desafio de ensinar em grandes grupos foram destacados. Uma das licenciadas relatou a desmistificação de uma crença que cultivava quanto a sua inabilidade para atuar no ensino fundamental. Ao refletirem sobre a trajetória no PIBID, aspectos como o amadurecimento pessoal, a valorização e o aprendizado com os profissionais atuantes na educação por um tempo mais prolongado, o retorno por parte dos alunos sobre as atividades desenvolvidas e os aprendizados demonstrados por eles, bem como a consideração e o carinho dos estudantes para com os bolsistas, configuram algumas das citações relatadas como aquelas que proporcionaram maior realização pessoal. Num espaço destinado a outras considerações individuais, uma das licenciandas relatou que realizou uma proposta com material adaptado envolvendo questões da OBMEP, a qual teve um bom retorno por parte dos alunos, já que auxiliou bastante aqueles que demonstravam mais dificuldade. Considerou que, mesmo sendo a elaboração do material didático uma atividade trabalhosa, é também muito gratificante. Fatalmente, nem todos os aspectos evidenciados nos formulários puderam constar neste breve resumo, o que não configura um empecilho para perceber a enorme influência que o PIBID desempenha na formação docente.

Palavras-chave


Formação Docente; Prática Pedagógica Reflexiva; Formação inicial; PIBID; Elaboração de Material Didático.

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