Tamanho da fonte:
Aprendizagem Ativa e Tecnologias Digitais
Última alteração: 31-08-2019
Resumo
Dizer que ensinar é um desafio cada vez maior nos dias atuais já virou um aforisma. E,
ainda assim, precisamos pensar cotidianamente sobre essa realidade. O principal objetivo da
presente oficina é proporcionar aos futuros educadores experiências positivas de aprendizagem
que utilizem as tecnologias digitais da informação. O uso dessas tecnologias, com a
intencionalidade de manter o educando presente, visa alavancar a aprendizagem de forma efetiva
e ajuda a pensar possibilidades em que o professor sai do primeiro plano no momento da aula e
proporciona aos alunos o papel protagonista. Essas chamadas metodologias de aprendizagem
ativa não devem ser vistas como “salvadoras”, mas sim uma estratégia que tem possibilidades de
serem eficazes como o Just In Time e o PEER. É importante destacar que não precisam ser
reproduzidas fielmente, podendo ser feitas adaptações conforme as necessidades e
especificidades de cada disciplina e nível. Ainda assim é importante frisar que, como qualquer
metodologia, é preciso aprofundamento teórico, planejamento e envolvimento afetivo, buscando
uma transformação do posicionamento do aluno e do professor. Na prática o que queremos é um
aluno mais autônomo e dono do seu processo de aprendizagem. A oficina começa com a
abordagem por questionamentos utilizando uma plataforma online de aula chamada Nearpod.
Depois, apresentarei o Just In Time com a plataforma de criação de sites pelo Google Drive. Ainda
mostrarei possibilidades de uso do Quizlet e, por fim, serão apresentadas formas de uso do
GoConqr.
ainda assim, precisamos pensar cotidianamente sobre essa realidade. O principal objetivo da
presente oficina é proporcionar aos futuros educadores experiências positivas de aprendizagem
que utilizem as tecnologias digitais da informação. O uso dessas tecnologias, com a
intencionalidade de manter o educando presente, visa alavancar a aprendizagem de forma efetiva
e ajuda a pensar possibilidades em que o professor sai do primeiro plano no momento da aula e
proporciona aos alunos o papel protagonista. Essas chamadas metodologias de aprendizagem
ativa não devem ser vistas como “salvadoras”, mas sim uma estratégia que tem possibilidades de
serem eficazes como o Just In Time e o PEER. É importante destacar que não precisam ser
reproduzidas fielmente, podendo ser feitas adaptações conforme as necessidades e
especificidades de cada disciplina e nível. Ainda assim é importante frisar que, como qualquer
metodologia, é preciso aprofundamento teórico, planejamento e envolvimento afetivo, buscando
uma transformação do posicionamento do aluno e do professor. Na prática o que queremos é um
aluno mais autônomo e dono do seu processo de aprendizagem. A oficina começa com a
abordagem por questionamentos utilizando uma plataforma online de aula chamada Nearpod.
Depois, apresentarei o Just In Time com a plataforma de criação de sites pelo Google Drive. Ainda
mostrarei possibilidades de uso do Quizlet e, por fim, serão apresentadas formas de uso do
GoConqr.
Palavras-chave
Tecnologias Digitais. Aprendizagem Ativa. Práticas Pedagógicas.
Texto completo:
PDF