Portal de Eventos do IFRS, Volume 3, 2019

Tamanho da fonte: 
Aprendizagem Ativa e Tecnologias Digitais
Aline Marques de Freitas

Última alteração: 31-08-2019

Resumo


Dizer que ensinar é um desafio cada vez maior nos dias atuais já virou um aforisma. E,
ainda assim, precisamos pensar cotidianamente sobre essa realidade. O principal objetivo da
presente oficina é proporcionar aos futuros educadores experiências positivas de aprendizagem
que utilizem as tecnologias digitais da informação. O uso dessas tecnologias, com a
intencionalidade de manter o educando presente, visa alavancar a aprendizagem de forma efetiva
e ajuda a pensar possibilidades em que o professor sai do primeiro plano no momento da aula e
proporciona aos alunos o papel protagonista. Essas chamadas metodologias de aprendizagem
ativa não devem ser vistas como “salvadoras”, mas sim uma estratégia que tem possibilidades de
serem eficazes como o Just In Time e o PEER. É importante destacar que não precisam ser
reproduzidas fielmente, podendo ser feitas adaptações conforme as necessidades e
especificidades de cada disciplina e nível. Ainda assim é importante frisar que, como qualquer
metodologia, é preciso aprofundamento teórico, planejamento e envolvimento afetivo, buscando
uma transformação do posicionamento do aluno e do professor. Na prática o que queremos é um
aluno mais autônomo e dono do seu processo de aprendizagem. A oficina começa com a
abordagem por questionamentos utilizando uma plataforma online de aula chamada Nearpod.
Depois, apresentarei o Just In Time com a plataforma de criação de sites pelo Google Drive. Ainda
mostrarei possibilidades de uso do Quizlet e, por fim, serão apresentadas formas de uso do
GoConqr.

Palavras-chave


Tecnologias Digitais. Aprendizagem Ativa. Práticas Pedagógicas.

Texto completo: PDF