Portal de Eventos do IFRS, Volume 3, 2019

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Robótica como meio da promoção da interdisciplinaridade no Ensino Fundamental
Stéfani Duarte da Silva, Yuri da Silva Costa, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, André Augusto Andreis

Última alteração: 30-08-2019

Resumo


O uso da tecnologia na educação possibilita uma gama de possibilidades, tornando a
aprendizagem mais dinâmica e motivadora. A Robótica Educacional, vinculada à programação,
pode auxiliar os estudantes a desenvolver algumas habilidades e competências como a evolução
do raciocínio lógico, a organização, a escrita, o desempenho pessoal e profissional, a criatividade
e a habilidade de solucionar situações adversas de forma automatizada. Neste trabalho propomos
uma metodologia para o ensino de Robótica nos anos finais do Ensino Fundamental, visando a
interdisciplinaridade. Os resultados parciais obtidos até o momento são frutos dos projetos de
pesquisa “Metodologias Ativas na Robótica educacional”, e indissociável “Robótica na Educação:
um alicerce para as profissões do futuro”. Esses projetos têm por objetivo buscar metodologias
ativas de ensino para o ensino de Robótica a estudantes da Educação Básica. Para o ensino de
Robótica adotou-se o LEGO Mindstorms EV3, juntamente com um software educacional para o
controle e a programação de protótipos. Tem-se trabalhado com a Educação STEAM (Science,
Technology, Engineering, Arts e Mathematics) para a elaboração de projetos interdisciplinares.
São trabalhados conceitos de Ciências, História, Geografia, Inglês, Tecnologia, Engenharia, Artes
e Matemática. A Educação STEAM tem foco no desenvolvimento de algumas habilidades
essenciais para o estudante, tais como: criatividade, imaginação, e habilidades sociais e culturais.
Os estudantes começam a desenvolver essas habilidades de forma mais interativa e autônoma.
Constroem, fazem protótipos, criam, solucionam problemas e interpretam suas próprias criações.
Ao todo serão dez projetos que estão sendo documentados em um material didático que inclui a
contextualização, a montagem e a programação. Dentre os projetos desenvolvidos destacam-se:
1. Robô Introdução - Robô direcionado para trabalhar conceitos básicos da Robótica. 2. Robô
Conhecimento - Robô direcionado para trabalhar conceitos intermediários da Robótica. Por fazer
uso de engrenagens, pode haver uma variação de sua velocidade e torque, apenas invertendo a
ordem das engrenagens. O processo de alternância de engrenagens é semelhante ao dos
automóveis, em que há um sistema de câmbio que propicia a alteração de torque que será
empregado no movimento do veículo. 3. Sistema Solar - Mostra o movimento do conjunto terra/lua
em torno do sol. 4. Girassol - Simula uma planta que procura os raios solares. 5. Cartesius - Faz
uso do plano cartesiano para localizar pontos no espaço geográfico. 6. Esteira Inteligente - Faz a
leitura na língua inglesa das cores e gera questionário sobre determinado conteúdo. 7. Barco dos
Fenícios - Mostra como era o funcionamento dos barcos da época na antiguidade clássica. As
etapas seguintes consistem em aplicar os projetos desenvolvidos com alunos do IFRS, Campus
Caxias do Sul, visando identificar possíveis melhorias nos projetos desenvolvidos, bem como
variações de aplicações. Na sequência, esses projetos serão levados para alunos dos anos finais
do Ensino Fundamental da escola parceira, Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, situada nas proximidades do Campus. Espera-se com este
projeto promover a interdisciplinaridade e levar conhecimentos de Robótica a estudantes da
comunidade local, favorecendo seu desenvolvimento cidadão e profissional.

Palavras-chave


Metodologias Ativas. Robótica. LEGO Mindstorms Ev3.

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