Portal de Eventos do IFRS, Volume 1, 2017

Tamanho da fonte: 
Construção e Aplicação de Jogos de Lógica desenhados no TinkerCAD e produzidos com a Impressora 3D
Vitória Biesek, Gabriela Costa Bonato, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 22-09-2018

Resumo


As novas tecnologias, como notebook, celular e tablet estão cada vez mais presentes
no nosso dia a dia, porém essa presença não é muito frequente em sala de aula a
favor da aprendizagem. Esta oficina tem como objetivo oportunizar aos professores e
licenciandos em Matemática a vivência com uma ferramenta de modelagem 3D para
subsidiar a utilização de uma impressora 3D, aliado a uma prática pedagógica
aplicada para educação básica. Neste sentido, pensou-se em criar materiais que
promovam o raciocinio lógico dos alunos da educação básica. Sendo assim,
primeiramente será trabalhado a operalização da impressora 3D modelo UP3D Plus2,
utilizando o software UPStudio. Após será exposto alguns jogos de lógica criados pelo
projeto de pesquisa ‘Impressora 3D na criação de materiais pedagógicos de
Matemática’, para que os integrantes do minicurso possam manipulá-los. Em seguida,
será realizada uma introdução sobre a ferramenta de modelagem TinkerCad, por meio
de comandos básicos, necessários para o modelamento dos materiais pedagógicos.
Após cada integrande do minicurso escolherá um material para ser reproduzido no
software e posteriormente impresso. Espera-se que com este minicurso o profissional
na área de matemática pode estar melhor preparado para o uso das novas tecnologias
aplicadas em sala de aula, tornando possível a criação de uma escola mais
tecnológica, que facilite o ensino e apoie o professor.

Texto completo: PDF