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Oficinas de Matemática no Reforço Escolar
Última alteração: 23-09-2018
Resumo
Uma das etapas do projeto “VII Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em
Matemática” do Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Rio Grande
do Sul, Campus Caxias do Sul, consiste na realização de oficinas de Matemática com
alunos de escolas do município de Caxias do Sul, visando trabalhar suas dificuldades
através de atividades que envolvam material concreto. Segundo Carraher e
Schilemann (1988, p. 179-180), o material concreto pode ser visto como um objeto
abstrato capaz de criar situações problemas, onde é necessário a utilização de
princípios lógico-matemáticos para resolvê-los. Pode-se definir estes princípios como
os conteúdos de sala de aula que os alunos necessitam retomar nas oficinas.
Portanto, as dificuldades apresentadas pelos alunos participantes do projeto são
trabalhadas com um método mais alternativo e que visa facilitar a compreensão dos
mesmos. Uma das escolas participantes do projeto é a Escola Municipal
de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, com alunos do 6° ao 9° ano que
apresentam dificuldades em Matemática período regular. As oficinas ocorrem
semanalmente, em dois grupos de 10 alunos. As defasagens que eles apresentam se
resumem em princípios básicos como interpretação de enunciados, tabuada e as
quatro operações básicas. Tendo conhecimento destas dificuldades, realizou-se
atividades principalmente com jogos que trabalham as operações básicas como o
“Dominó da Adição” e o “Dominó da Multiplicação”. Além disso, com o auxílio do
“Material Dourado” exercitou-se o domínio da tabuada, que foi uma das dificuldades
observadas durante as oficinas. Em relação à interpretação de enunciados, foi
efetuada a elaboração de algumas situações problemas no âmbito escolar para
facilitar a compreensão das atividades, sempre utilizando objetos palpáveis, pois
dessa forma os alunos conseguem visualizar as operações que devem ser realizadas
para resolução dos problemas. A outra escola participante do projeto é a Escola
Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti. As
oficinas são realizadas semanalmente com cerca de 20 alunos do 4º ano do Ensino
Fundamental, que possuem idades entre 8 e 9 anos. As tarefas desenvolvidas são
jogos e atividades relacionados aos conteúdos de Matemática do 4º ano, em que os
alunos apresentam dificuldades. Foram utilizadas folhas com atividades e jogos, como
o “Dominó da Tabuada”, e a “Escala Cuinesaire”, esta última disponibilizada pelo
Laboratório de Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul. Os alunos realizam as
atividades propostas, apresentando algumas dificuldades, e estas são retrabalhadas
no encontro seguinte. Com a realização das oficinas, visualizou-se uma
melhora considerável nas dificuldades apresentadas pelos alunos que compareceram
aos encontros. Além disso, grande parte deles começaram a visualizar a Matemática
de uma forma mais abrangente, compreendendo sua importância e que ela pode ser
aplicada em diversas situações do cotidiano. Além disso, com a retomada de
conteúdos que os alunos apresentavam dificuldades, foi possível oportunizar a eles
uma melhor compreensão das aulas de Matemática, pois como as defasagens eram
de princípios básicos, a interpretação dos conteúdos lecionados em aula tornava-se
mais complicada, prejudicando o desempenho deles. A atuação como docente,
proporcionada pelo projeto, possibilita reflexões sobre a didática e o ensino da
Matemática. Também nos permite o envolvimento com pesquisa, planejamento e
execução de atividades, estes de grande importância para a formação acadêmica e
futura docência, nos motivando à elaboração de aulas que permitam que o
aprendizado alcance a maioria dos alunos.
Matemática” do Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Rio Grande
do Sul, Campus Caxias do Sul, consiste na realização de oficinas de Matemática com
alunos de escolas do município de Caxias do Sul, visando trabalhar suas dificuldades
através de atividades que envolvam material concreto. Segundo Carraher e
Schilemann (1988, p. 179-180), o material concreto pode ser visto como um objeto
abstrato capaz de criar situações problemas, onde é necessário a utilização de
princípios lógico-matemáticos para resolvê-los. Pode-se definir estes princípios como
os conteúdos de sala de aula que os alunos necessitam retomar nas oficinas.
Portanto, as dificuldades apresentadas pelos alunos participantes do projeto são
trabalhadas com um método mais alternativo e que visa facilitar a compreensão dos
mesmos. Uma das escolas participantes do projeto é a Escola Municipal
de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, com alunos do 6° ao 9° ano que
apresentam dificuldades em Matemática período regular. As oficinas ocorrem
semanalmente, em dois grupos de 10 alunos. As defasagens que eles apresentam se
resumem em princípios básicos como interpretação de enunciados, tabuada e as
quatro operações básicas. Tendo conhecimento destas dificuldades, realizou-se
atividades principalmente com jogos que trabalham as operações básicas como o
“Dominó da Adição” e o “Dominó da Multiplicação”. Além disso, com o auxílio do
“Material Dourado” exercitou-se o domínio da tabuada, que foi uma das dificuldades
observadas durante as oficinas. Em relação à interpretação de enunciados, foi
efetuada a elaboração de algumas situações problemas no âmbito escolar para
facilitar a compreensão das atividades, sempre utilizando objetos palpáveis, pois
dessa forma os alunos conseguem visualizar as operações que devem ser realizadas
para resolução dos problemas. A outra escola participante do projeto é a Escola
Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti. As
oficinas são realizadas semanalmente com cerca de 20 alunos do 4º ano do Ensino
Fundamental, que possuem idades entre 8 e 9 anos. As tarefas desenvolvidas são
jogos e atividades relacionados aos conteúdos de Matemática do 4º ano, em que os
alunos apresentam dificuldades. Foram utilizadas folhas com atividades e jogos, como
o “Dominó da Tabuada”, e a “Escala Cuinesaire”, esta última disponibilizada pelo
Laboratório de Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul. Os alunos realizam as
atividades propostas, apresentando algumas dificuldades, e estas são retrabalhadas
no encontro seguinte. Com a realização das oficinas, visualizou-se uma
melhora considerável nas dificuldades apresentadas pelos alunos que compareceram
aos encontros. Além disso, grande parte deles começaram a visualizar a Matemática
de uma forma mais abrangente, compreendendo sua importância e que ela pode ser
aplicada em diversas situações do cotidiano. Além disso, com a retomada de
conteúdos que os alunos apresentavam dificuldades, foi possível oportunizar a eles
uma melhor compreensão das aulas de Matemática, pois como as defasagens eram
de princípios básicos, a interpretação dos conteúdos lecionados em aula tornava-se
mais complicada, prejudicando o desempenho deles. A atuação como docente,
proporcionada pelo projeto, possibilita reflexões sobre a didática e o ensino da
Matemática. Também nos permite o envolvimento com pesquisa, planejamento e
execução de atividades, estes de grande importância para a formação acadêmica e
futura docência, nos motivando à elaboração de aulas que permitam que o
aprendizado alcance a maioria dos alunos.
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