Portal de Eventos do IFRS, Volume 1, 2017

Tamanho da fonte: 
Monitoria Acadêmica: Cálculo Diferencial e Integral
Camila Gasparin Magnaguagno, Eduardo de Almeida Boeira, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis

Última alteração: 17-09-2018

Resumo


O projeto de ensino “Monitoria Acadêmica: Cálculo Diferencial e Integral” se desenvolve no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul desde abril de 2017. Os atendimentos são realizados por dois monitores voluntários, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Campus, e ocorrem nos sábados de manhã. Durante o primeiro semestre de 2017 foram realizados 52 atendimentos em 9 sábados, contando com a participação de 34 alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Processos Metalúrgicos. Os principais tópicos trabalhados foram limites, derivadas, construção de gráficos por derivada, problemas de otimização, trigonometria e integrais. Cerca de 75 % dos alunos que frequentaram os atendimentos regularmente foram aprovados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. A partir das dificuldades percebidas através dos atendimentos, pensou-se em proporcionar aos alunos que iriam cursar as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral no segundo semestre de 2017 um curso de “Pré-Cálculo”, com o intuito de rever tópicos de Matemática dos ensinos Fundamental e Médio, necessários para um bom aproveitamento nas disciplinas de Cálculo. Assim, entre os dias 17 e 21 de julho de 2017, ocorreu o curso de curta duração “Pré-Cálculo”, com uma carga horária total de 15 horas. Os tópicos trabalhados foram Conjuntos Numéricos, Números Reais, Tópicos de Matemática Básica, Noções de Álgebra, Equações e Inequações, e Funções. Participaram do mesmo 27 alunos, dos quais 18 tiveram uma frequência igual ou superior a 75%, recebendo certificado de participação. Os atendimentos continuam acontecendo nos sábados de manhã já que vários alunos comentaram positivamente sobre a ideia e gostariam de continuar participando. Pode-se perceber nesses atendimentos um potencializador da aprendizagem dos alunos já que, visto que as turmas regulares de Cálculo contêm bastantes alunos, as monitorias se tornam um espaço para sanar as dúvidas de forma mais individual e rápida, além de rever conceitos estudados e trabalhar na resolução dos exercícios. Sobre o Pré-Cálculo, foi enviado um questionário aos alunos para que avaliassem como ocorreu o curso e todos os que responderam afirmaram que valeu a pena ter participado do curso. Ainda, entre os que já haviam realizado disciplinas de Cálculo, a maioria afirmou pensar que o curso teria melhorado seu desempenho na disciplina se realizado anteriormente.

Texto completo: PDF