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Experiências de uso de murais interativos do Padlet em atividades síncronas e assíncronas nas disciplinas de Geografia I e II e Biogeografia
Rosana Corazza

Última alteração: 15-03-2021

Resumo


A pandemia de COVID-19 que se instalou no mundo a partir dos primeiros meses do ano de 2020 levou a uma transposição forçada do ensino presencial para o ensino remoto. No ensino remoto as ferramentas online interativas, colaborativas e de fácil utilização são recursos importantes para o auxílio na interatividade em momentos síncronos e na sistematização de conteúdos em momentos assíncronos. Uma das ferramentas que se destaca nesse sentido é o Padlet, uma ferramenta online que permite a criação de murais ou quadros virtuais dinâmicos e interativos para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia como textos, imagens, vídeos e hiperlinks juntamente com outras pessoas. Nesse contexto, objetiva-se demostrar algumas possibilidades de utilização do Padlet em atividades síncronas e assíncronas a partir de experiências práticas nas disciplinas de Geografia I e II, no ensino médio, e na disciplina de Biogeografia, no ensino superior, ministradas em 2020. Nas disciplinas de Geografia I e Biogeografia o Padlet foi utilizado inicialmente na primeira aula síncrona de cada turma. Nessa aula os estudantes deveriam construir uma breve apresentação pessoal, incluído uma foto e algumas informações solicitadas pela docente. O link do mural interativo foi disponibilizado para a turma via chat do Google Meet e foi definido um tempo para que inserissem as informações solicitadas. Nos momentos assíncronos as possibilidades de utilização do Padlet se ampliam, tendo em vista que há vários tipos de murais interativos para escolha: mural, tela, lista, grade, coluna, conversa, mapa e linha do tempo. Em Biogeografia foi solicitado que cada estudante acessasse um mural do tipo “mapa” criado pela docente e inserisse fatos biogeográficos recentes que poderiam estar afetando uma espécie ou um conjunto de espécies animais e/ou vegetais. Além da localização, os estudantes implantaram sobre o mapa informações e uma foto ilustrativa de cada fato inserido. Em outra atividade foi solicitado aos estudantes que criassem, individualmente, um mural do tipo “coluna” e em cada coluna inserissem informações sistematizadas sobre os biomas brasileiros, juntamente com uma foto ilustrativa. Na disciplina de Geografia II a opção “linha do tempo” foi utilizada para que os estudantes construíssem a evolução histórica do capitalismo. É importante destacar que tanto o docente pode criar um Padlet colaborativo e compartilhar com os estudantes, quanto o próprio estudante pode criar o seu Padlet e, posteriormente, compartilhar o link com o docente para avaliação. Além dos diferentes tipos de murais, o Padlet oferece várias possibilidades de escolha de planos de fundo e configurações de texto. Essas opções tornam a ferramenta ainda mais atrativa. A partir das experiências práticas de utilização do Padlet citadas acima foi possível observar que esse criador de murais se constitui em uma ferramenta de fácil utilização e que atrai a atenção dos estudantes em função das diferentes configurações disponíveis. O Padlet mostrou-se uma ferramenta com bom potencial tanto em momentos síncronos quanto assíncronos, todavia, o docente deve delimitar com clareza os objetivos e a metodologia de desenvolvimento de cada atividade, o que permitirá explorar ao máximo as potencialidades dessa ferramenta digital interativa.


Palavras-chave


ensino remoto, ferramentas colaborativas, interatividade