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Utilização de ferramentas da plataforma moodle na disciplina de ecologia de populações
Roberto Valmorbida de Aguiar

Última alteração: 15-03-2021

Resumo


Com o avanço das tecnologias de informação, novas formas de ensino e aprendizagem mediadas por ferramentas tecnológicas são essenciais, visto a percepção de uma cultura digital em construção na sociedade, especialmente entre os indivíduos mais jovens. Nesse sentido o moodle é um software livre de aprendizagem, sendo uma plataforma intuitiva com uma série de ferramentas, que através do gerenciamento pelo professor, auxiliam no processo de construção e reconstrução de conhecimento. Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a ocorrência da nova pandemia causada pelo vírus da SARS-CoV-2, ocasionando a doença por coronavírus 2019 (COVID-19). Apresentando grande poder de disseminação entre seres humanos, medidas de isolamento social foram adotadas em todo o planeta como forma de evitar a contaminação pela doença, incluindo a suspensão de aulas. Seguindo as orientações da OMS, o IFRS suspendeu suas aulas e após várias discussões, a instituição adotou as Atividades Pedagógicas Não Presencias (APNPs) como forma de garantir a continuidade dos componentes curriculares previstos no semestre. Desta forma, o moodle se tornou a ferramenta adotada pela instituição para mediar esse processo. O presente trabalho refere-se a um relato de experiência sobre a utilização de ferramentas do moodle na mediação das APNPs na disciplina de Ecologia II – Populações, do 7º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS – campus Sertão. A proposta foi desenvolvida no período de setembro a dezembro de 2020. A disciplina foi organizada em 12 módulos com duração de uma semana cada, sendo introduzido um tema por módulo, de acordo com a ementa da disciplina. Como forma de facilitar o entendimento dos temas, foram realizados encontros síncronos semanais por videoconferência com duração de aproximadamente 60 minutos. A partir da autorização dos alunos, todos os encontros foram gravados e compartilhados na própria plataforma a partir do YouTube, com acesso restrito aos alunos inscritos na disciplina. Os módulos foram organizados com a utilização de diversas ferramentas oferecidas pela plataforma, visando estimular as várias formas de aprendizagem. Dentre as ferramentas utilizadas, destacaram-se a inserção de vídeos de livre acesso sobre os temas e o recurso de livro com capítulo e sub capítulos, pois permitiram a exibição de uma grande quantidade de informação de forma organizada, incluindo textos produzidos pelo professor e arquivos de mídia. Os alunos foram avaliados através de atividades semanais, organizadas para cada módulo, além de uma avaliação geral e uma proposta de atividade didática para ser aplicada na educação básica sobre os conteúdos trabalhados. Desta forma, a experiência demonstrou que o moodle foi uma plataforma essencial para o desenvolvimento das APNPs da disciplina, estimulando a aprendizagem através das informações presentes no espaço virtual, de acordo com o direcionamento do professor, além de possibilitar a interação entre os indivíduos envolvidos.

Palavras-chave


Pandemia; Atividades pedagógicas não presenciais; Tecnologias digitais