Última alteração: 15-03-2021
Resumo
Buscando a melhor forma de aplicar os conhecimentos da disciplina Gerência de Projetos ministrada para a turma do 5º semestre do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRS – Campus Sertão no 1º ciclo de APNPs, optou-se por usar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos suportada pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle combinado com a ferramenta de quadro virtual Padlet. O principal objetivo do estudo foi criar um ambiente colaborativo onde os estudantes pudessem centralizar suas produções referentes às entregas realizadas em diferentes fases do projeto com base nas áreas do PMBoK (Guia de Melhores Práticas de Gerenciamento de Projetos) abordadas no decorrer da disciplina. O trabalho desenvolvido, Projeto Colaborativo Remoto, consistiu no planejamento de um projeto para a realização de empreendimento temporário único. Por meio do Moodle, em uma atividade do tipo Tarefa, foram disponibilizadas as orientações gerais para a realização do trabalho e incorporado um quadro do Padlet nomeado como Mural de Projetos | ADS 2020 que centralizou todas as entregas referentes a este projeto, foi criado uma coluna para cada projeto, onde os alunos foram adicionando publicações em diferentes formatos. Os estudantes puderam escolher qual projeto queriam desenvolver, alguns optaram por fazer as atividades com base em seu Projeto de Conclusão do Curso, outros escolheram projetos vinculados a outras disciplinas. Materiais de apoio sobre as áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos foram disponibilizadas no Moodle, a partir destes materiais e das discussões nos encontros síncronos semanais, os estudantes foram aplicando os conhecimentos para desenvolvimento de seus projetos, realizando entregas semanais. As áreas de GP abordadas e aplicadas foram: Escopo, Tempo, Custo, Recursos Humanos, Riscos e Comunicações. Para elaborar as entregas sobre cada área os alunos usaram diferentes ferramentas digitais como WBS Schedule Pro e Openproj, além de documentos de texto com base em modelos seguindo as boas práticas do GP. Ao final do ciclo de aprendizagem todos os estudantes realizaram as entregas propostas e apresentaram aproveitamento muito bom, sendo considerados aptos no componente curricular. Houveram alguns atrasos pontuais, porém o fato de poder ter acesso aos materiais produzidos pelos colegas ajudou os estudantes mais atrasados a continuarem o desenvolvimento de seu projeto. Foi possível perceber que a possibilidade de acompanhar as entregas dos colegas gerou uma competição saudável na turma. Em relação a opinião dos alunos sobre a metodologia utilizada, os dados produzidos por meio de formulário on-line mostram que houve boa aceitação dos estudantes: “Muito bom, aulas dinâmicas, iterativas e objetivas”, “A forma como as atividades foram realizadas funcionou bem”, “pra mim do jeito que está fica ótimo. Tudo OK”. A centralização das entregas em um único local também facilitou as revisões, correções e feedbacks da professora por meio de curtidas e comentários no Padlet. Com base nesses resultados, no próximo semestre/ciclo pretendemos utilizar novamente a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para o desenvolvimento da disciplina, experimentando outros recursos digitais de apoio como a ferramenta de Gerenciamento de Projetos em quadro virtual Trello.