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Praticando storytteling com o tema Atenção e cuidado ao idoso
Patrícia Nascimento da Silva

Última alteração: 15-03-2021

Resumo


No segundo ano do curso técnico em manutenção e suporte em informática integrado ao ensino médio existe a disciplina de Projeto Integrador II, que traz no seu ementário algumas legislações obrigatórias ao ensino médio, e uma delas é atenção e cuidado ao idoso. Como estamos com atividades pedagógicas não presenciais, em função da pandemia do coronavírus, optamos por trabalhar o conteúdo teórico de forma a permitir que o estudante usasse sua criatividade para apresentar o que compreendeu sobre o tema proposto. Aproveitamos também para apresentar ao grupo outra forma de construção de conhecimento: o storytelling. Como a população brasileira a cada dia está envelhecendo mais, o número de idosos aumenta e é necessário que os jovens conheçam os direitos desse grupo e compreendam a necessidade de um olhar empático para eles. A política nacional do idoso (PNI) considera o indivíduo maior de 60 anos de idade como idoso. A primeira parte dessa atividade foi conhecer o que é um storytelling, as ferramentas que auxiliam na sua construção, a indicação de alguns softwares/ aplicativos que permitem a criação de história em quadrinhos sobre qualquer tema, de forma criativa. Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, conflito e uma mensagem — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem. Para tanto, existem ferramentas como Storyboard that, Pixton, Scriblle, entre outros, que trazem cenários, personagens, ambientes e outros recursos visuais que permitem ensinar, aprender e se comunicar. A segunda parte da atividade consistiu em leituras e pesquisas, através de links indicados pela professora e livre pesquisa pelos estudantes, sobre o estatuto do idoso, direitos fundamentais do idoso, tipos de instituições de acolhimento para idosos e temas afins. No encontro síncrono a atividade foi explicada e discutida com a turma e o aplicativo storyboard that demonstrado aos estudantes. Posteriormente, em atividade assíncrona, eles deveriam: fazer suas leituras e pesquisas; criar um storytelling com, no mínimo, 10 quadrinhos; escolher um tema que considerou mais interessante nesse amplo universo de atenção e cuidado ao idoso e criar dicas para que as pessoas possam olhar com carinho para esse tema; a atividade foi individual e foi levado em consideração na avaliação: criatividade, respeito ao prazo de entrega da atividade, consonância com o Estatuto do Idoso e outros temas relacionados ao tema. Num terceiro momento, os estudantes apresentaram suas criações para os colegas e compartilharam seus pensamentos e aprendizados sobre o tema. As criações dos estudantes foram, na maioria, excelentes! Eles abordaram conceitos, elencaram os direitos do idoso, criaram situações cotidianas onde o idoso tem preferência, de forma muito criativa. A atividade foi executada com sucesso visto que agregamos conhecimentos sobre o estatuto do idoso, trabalhamos com uma nova ferramenta e houve espaço para o desenvolvimento crítico e da criatividade.

Palavras-chave


Storytelling, estatuto do idoso, criatividade