Portal de Eventos do IFRS, 7º MOSTRA DE EXTENSÃO

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Relatos de ações educativas sobre educação especial no município de Sertão
Gabriela Báo Rosolen, Roberto Matias Vargas dos Santos, Natalia Maschio, Vanessa Carla Neckel, Naiara Migon, Andréa Mendiola Marcon, Leila de Almeida Castillo, Marcos Antonio de Oliveira, Gabriele Albuquerque Silva, João Anselmo Meira, Marilize Pereira Bariquello, Rosangela De Oliveira

Última alteração: 10-10-2018

Resumo


O projeto intitulado ‘Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no município de Sertão’ faz parte de uma das ações do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRS Campus Sertão. O foco do projeto é o desenvolvimento de ações e atividades sobre educação especial no âmbito da inclusão, sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert e no IFRS - campus Sertão, buscando assim difundir informações, ideias e conceitos sobre o assunto, realizando conversas e momentos de reflexão. Sua importância tem relação com a necessidade de realizar um trabalho para um público diferenciado, com o intuito de conscientizar desde cedo sobre a importância da inclusão, fazendo os alunos refletirem sobre como suas ações perante a outras pessoas os fazem ser parte da inclusão. Os objetivos construídos para o projeto se baseiam em produzir e socializar conhecimento na área da educação especial com professores, alunos e funcionários; possibilitar campo de formação por meio de oficinas, murais e afins; sensibilizar o público alvo sobre a importância da inclusão das pessoas com necessidades específicas. As atividades são realizadas por três bolsistas que são orientados pela coordenadora, as mesmas são construídas com base na leitura de artigos, surgindo assim temas que são discutidos e pensados em grupo, buscando sempre atender as necessidades de cada grupo específico, abordando os temas conforme a faixa etária, fazendo as atividades serem interessantes e envolverem os alunos despertando o senso de inclusão. Durante o decorrer do ano foram construídos cartazes e folders informativos que foram espalhados pelos corredores da escola, buscando atingir um público maior, e assim informando sobre algumas leis e normas relacionadas a inclusão de pessoas com deficiência. Outra forma de conscientizar o público jovem foi por meio da série intitulada ‘Atypical’, onde os mesmos se sentiram envolvidos e puderam refletir sobre como suas ações perante os outros podem afetar ambas as vidas. As atividades realizadas na escola Engenheiro Luiz Englert são formuladas para informar os alunos sobre os diferentes tipos de deficiência existentes, com este conhecimento passam a entender melhor o que alguns de seus colegas passam ou o que podem encontrar com futuros colegas, reconhecendo assim que todos são capazes de conviver em grupo e que apesar das diferenças físicas e psíquicas todos têm o direito e devem ser tratados como qualquer outra pessoa, sentindo-se assim parte do grupo. De forma parcial o projeto vem avançando, sempre buscando formas de integrar a comunidade, fazendo-os se sentirem parte do mesmo, criando uma espécie de corrente para a conscientização sobre a inclusão, pois essa acontece não somente em sala de aula, mas, a todo momento em situações cotidianas. Só teremos uma sociedade igualitária quando todos puderem compreender a importância do processo de integração entre todas as pessoas, independente de condição física, psíquica, social e cultural.



Palavras-chave


Palavras-chave: Ações educativas. Inclusão social. Educação especial.

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