Última alteração: 27-09-2018
Resumo
Um dos principais fatores responsáveis pela grande dificuldade no aprendizado da matemática e do raciocínio lógico nos alunos têm relação direta com o fato do ensino ser visto pelos estudantes como tedioso e desnecessário, porém sabemos que isso não é verdade, já que a matemática está envolvida em todas as situações do cotidiano. Dessa forma, o projeto “Auxiliando o desenvolvimento de lógica em estudantes do ensino fundamental de Escolas de Sertão e do distrito Eng. Luiz Englert” tem como objetivo auxiliar, ensinar e incentivar os alunos da real importância do aprendizado e a valorização desses conhecimentos para aplicar no seu dia a dia. Devido a isso, o projeto que se iniciou em 2012, completa 7 anos de atividades, onde é muito bem visto e recebido pelas escolas que adotaram o projeto como uma atividade extra-curricular. No ano de 2018, o projeto que é coordenado pelo professor Emerson Oliveira Júnior, conta com mais de 200 alunos de 1º a 9º ano que pertencem às 3 escolas atendidas. São elas: E.E.E.F. Bandeirantes, E.M.E.F. João Antônio de Col, ambas situadas no Município de Sertão, e a E.E.E.F. Eng. Luiz Englert, situada no Distrito Englert. Além disso, o projeto conta com 4 bolsistas que preparam as atividades nas segundas feiras à tarde das 13:00 às 17:00 horas e nas terças, quartas e quintas feiras, no mesmo horário, se dividem e vão até as escolas aplicar as atividade preparadas. Isso acaba mostrando uma visão diferente para os bolsistas que até então eram apenas alunos e agora passam a ter que assumir algumas das responsabilidades dos professores, mostrando o quão é importante é essa profissão para o desenvolvimento das crianças. Assim, nossa primeira tarefa no projeto é quebrar o paradigma de que a matemática é chata e sem importância, para isso, utilizamos jogos lógicos para tornar o ensino mais prazeroso e atrativo. Dessa forma, algumas das ferramentas educacionais que utilizamos nas nossas atividades são: TuxMath (jogo educativo para a prática de operações matemáticas simples), Tangram (quebra cabeça chinês que consiste em 7 formas geométricas sendo 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo, cujo objetivo consiste em ordenar logicamente todas as formas geométricas a fim de formarem figuras específicas), Scratch (aplicativo educacional para ensino de lógica e programação), e também alguns exercícios de matemática e raciocínio lógico para analisar as dificuldades dos alunos as soluções utilizadas pelos mesmos para resolver os problemas. Uma das vantagens notadas pelos bolsistas foi o maior interesse e aceitação por parte dos alunos para a realização das atividades que envolvem matemática e raciocínio lógico. Também foi possível observar que os alunos têm mostrado maior facilidade e interação na realização de trabalhos em grupos, compartilhando seu conhecimento adquirido para auxiliar os colegas com dificuldades. Portanto, isso acaba mostrando que o objetivo do projeto está sendo alcançado e consequentemente trazendo benefícios para a escola, aos bolsistas e principalmente aos alunos.