Portal de Eventos do IFRS, 7º MOSTRA DE EXTENSÃO

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Educação ambiental em escolas do ensino fundamental
Natália Pasqualotto, Lucas Berton, Janaina Alessandra Cordeiro Souza, Amanda Carvalho Fernandes, Joice Cristini Kuritza

Última alteração: 03-10-2018

Resumo


A ampla e indiscriminada utilização dos recursos naturais aliada aos impactos negativos causados ao maio ambiente tem reforçado a preocupação da sociedade em relação aos temas ligados à gestão ambiental. Diversos setores públicos e privados realizam projetos e ações com o intuito de desenvolver a educação ambiental, buscando a sensibilização das pessoas frente a essas questões. O processo de educação ambiental no âmbito escolar auxilia na melhoria da escola e, consequentemente, atinge pessoas que estão ligadas a comunidade escolar como pais e professores. O objetivo desse trabalho foi realizar uma ação de educação ambiental junto as escolas de ensino fundamental do município de Sertão, RS. A temática central da ação foi a coleta seletiva de resíduos sólidos, em virtude da aprovação da Lei Municipal n° 2.349 de dezembro de 2017, que instituiu o Programa de Coleta Seletivo de Resíduos Sólidos no Município, contudo, outros temas também foram abordados como, por exemplo, a conservação de solos e da água e o respeito aos cidadãos que trabalham em cooperativas de materiais recicláveis. A ação foi planejada e executada em duas frentes, uma para os alunos do ensino fundamental I e outra para os alunos do ensino fundamental II, pois como as idades variam de 6 a 13 anos, foi preciso elaborar estratégias adequadas a cada público. Para os alunos menores foi desenvolvido um jogo didático contendo imagens de materiais recicláveis (papel, embalagens plásticas, vidro, latas, etc) e não recicláveis (erva de chimarrão, cascas de frutas, etc) para que eles indicassem o que poderia ou não ser reciclado. Rapidamente todos compreenderam a dinâmica do jogo e, durante a atividade, relatavam que em suas casas o lixo não recebia nenhum tipo de separação. Para os alunos maiores foi realizada uma atividade prática de separação dos resíduos das lixeiras da própria escola. A atividade foi bastante interessante, pois o lixo de nenhuma das escolas estava separado e, com isso, os alunos puderam observar como a não separação dificulta o trabalho de triagem dos catadores. Além dessas atividades, foram apresentados vídeos e realizadas pequenas palestras sobre o tema. Durante toda a atividade os alunos participaram demonstrando interesse e relataram que falariam em casa sobre a importância da separação dos resíduos domésticos. Apenas alguns alunos expuseram experiências sobre separação de resíduos em suas casas. Isso demostra que a população do município ainda desconhece ou não pratica a coleta seletiva, o que reforça a importância de ações de educação ambiental sobre esse tema. O envolvimento dos acadêmicos do curso de tecnologia em gestão ambiental nessa ação foi importante tanto para a divulgação do curso quanto para o fortalecimento da profissão. Além disso, ao participarem das etapas de planejamento e execução da ação, puderam desenvolver habilidades essenciais para o seu futuro profissional. Esses resultados vêm de encontro aos objetivos do projeto no qual esse trabalho está inserido.

 


Palavras-chave


Educação ambiental; coleta seletiva; ensino fundamental

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