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Implantação de um jardim sensorial no centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo
Última alteração: 27-09-2018
Resumo
No Brasil, 24% da sua população possui alguma necessidade especial (visual, auditiva, motora e mental ou intelectual). Estas pessoas acabam por ser excluídas da sociedade sofrendo preconceitos. Atividades sensoriais estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que os discentes aprendam mais e melhor. Isso ocorre porque o cérebro tem a oportunidade de acionar diferentes canais para a entrada de conhecimento, contemplando todos os estilos de aprendizagem. O projeto Atividades lúdicas no Centro Equoterapia do Cavalo Crioulo busca o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais ou vulnerabilidade social e objetivou implantar um jardim sensorial visando à inclusão de pessoas com necessidades especiais e/ou pessoas com baixa renda. As entidades atendidas pelo projeto são a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Assistência Social dos municípios gaúchos de: Coxilha, Getúlio Vargas, Itatiba do Sul, Sertão e Vila Lângaro. Também atendeu a Associação Lar da Menina, o Centro Integrado Renascer (CIR), o Núcleo Integrado de Atendimento ao Educando (NIAE) de Getúlio Vargas e o Hospital São José de Sertão. O jardim sensorial foi implantado no Centro de Equoterapia Cavalo Crioulo, no IFRS - Campus Sertão. A confecção do jardim ocorreu a partir de materiais reciclados (pneus, paletes, caixotes, rodas de carroça). Os pneus foram empilhados a uma altura que possa atender cadeirantes e/ou pessoas com pouca ou ausência de visão. Os pneus serviram como floreiras para plantas, os paletes como jardins verticais, os caixotes como nichos e as rodas como lustres. A área do jardim sensorial foi delimitada por cercas de madeira para evitar acidentes e criar um caminho seguro e mais aconchegante. O jardim sensorial buscou permitir o contato com elementos naturais, propiciando o desenvolvimento dos sentidos: tato - o tato foi desenvolvido através da textura das plantas e de diferentes materiais, como pedras, argila expandida, ou caminhar sobre a areia, solo, grama, pedra e bambu; audição - a audição foi desenvolvida através do som dos sinos dos ventos (confeccionado com bambu e pedra) e canto dos pássaros; visão - a visão foi desenvolvida através das diferentes cores das plantas; olfato - o olfato foi desenvolvido através do aroma das plantas (folhas e flores), principalmente ervas medicinais e temperos; gustação - foi desenvolvida através do gosto de algumas ervas, como hortelã, alecrim, melissa, manjericão ou algum fruto produzido no jardim. Os participantes puderam desenvolver todos os sentidos através das atividades propostas no percurso do jardim sensorial. Este jardim difere dos demais em sua proposta, pois deixa de ser apenas uma área de lazer e se torna uma ferramenta de inclusão social e uma maneira muito eficiente de desenvolver os sentidos.
Palavras-chave
inclusão; sentidos do corpo humano; pessoas com deficiências.
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