Última alteração: 04-10-2018
Resumo
A relação educação profissional e mundo do trabalho denota a necessidade de aprofundamento sobre a categoria “formação” como sendo o processo de desenvolvimento humano que visa atuar sobre os espaços de produção e de sociabilidade. Ao satisfazer uma exigência, via trabalho, por conseguinte outras necessidades se criam, recriam e se transformam. Diante dessas considerações, neste projeto de pesquisa está sendo analisado a trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do IFRS - Campus Sertão e os vínculos dessa trajetória ao contexto sócio ocupacional do mundo do trabalho. Busca-se examinar as habilidades, competências e saberes que os egressos desenvolvem e as que são conferidas, estabelecendo conexões entre a formação curricular e as exigências do mercado de trabalho. O desenvolvimento metodológico está se dando em três momentos: levantamento de dados de identificação dos egressos; levantamento documental acerca do resgate histórico da educação profissional no Brasil e a do IFRS - Campus Sertão; e, elaboração, testagem e aplicação de questionários aos egressos do curso Técnico em Agropecuária formados nos anos 2014, 2013, 2012, 2011 e 2010. Nesses cinco anos (5), foram formados 448 técnicos, sendo que estão participando 20% dos egressos em cada ano, perfazendo um total de 90, que serão escolhidos de forma aleatória, por meio de sorteio. Uma primeira análise foi construída a partir de uma amostra com 43 egressos que responderam o questionário. Os resultados preliminares indicam que, até o momento, apenas 9 descreveram sua ocupação profissional como Técnico em Agropecuária, sendo as questões relacionadas à falta de oportunidades e retorno financeiro as principais causas da mudança de área. Além disso, 05, dos que se mantém na área, responderam que a formação não foi suficiente para o desenvolvimento das atividades atuais, reforçando as 07 respostas positivas quanto a percepção de mudanças no trabalho do Técnico em Agropecuária. Neste sentido, ainda que os resultados apresentados sejam parciais, é possível constatar certas dificuldades em relação à ocupação profissional, principalmente no que se refere à falta de oportunidades na área e na ligação entre teoria e prática, dados que fundamentam a importância deste estudo. Espera-se com a finalização desta investigação contribuir para o planejamento, definição e retroalimentação de políticas educacionais voltadas para a educação profissional, como também, subsidiar propostas que auxiliarão na redefinição, em âmbito didático, curricular e avaliativo, do Projeto Político Pedagógico de cursos de formação dos Técnicos em Agropecuária do IFRS - Campus Sertão e outras instituições de ensino similares.