Portal de Eventos do IFRS, 8º MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO

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Metodologia ativa de aprendizagem: uso da plataforma Moodle como ferramenta de mediação do conhecimento
Daniela Hoffmann, Márcio Luis Vieira, Ana Sara Castaman, Anderson Luis Nunes

Última alteração: 24-09-2018

Resumo


A aula expositiva (focada no professor) por muito tempo se constituiu como um dos únicos procedimentos utilizados em sala de aula. Ainda que, métodos inovadores tenham sido empregados por várias instituições de ensino, ainda prevalece metodologias tradicionais, baseadas em quadro branco e pincel, o que promove, muitas vezes, relatos analíticos referentes a aulas expositivas, como motivos para a evasão e/ou dificuldades dos estudantes no processo de aprendizagem. Nos dias atuais a tecnologia está presente de uma forma muito intensa na rotina das pessoas, que vivem conectadas de algum modo por meio do uso de celulares, tablets, computadores e notebooks. Na área educacional isto não é diferente. Muitas escolas estão utilizando programas on-line para explorar o processo de ensino-aprendizagem e tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, melhorando a interação entre professores e alunos. Diante desta perspectiva, o presente trabalho teve como finalidade identificar a percepção dos alunos do curso de Agronomia do IFRS-Campus Sertão sobre a utilização da plataforma Moodle no ensino presencial. A metodologia remete a um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 20 perguntas fechadas e respondidos por 40 estudantes matriculados no componente curricular de Olericultura, do referido curso e que se utilizaram desta plataforma educacional. Os respondentes eram predominantemente do sexo masculino (70%) e alunos do sexto semestre do curso de Agronomia (62,5%), com computador (100%) disponibilidade de acesso a internet em suas residências (97,5%). Na grande maioria não conheciam a plataforma Moodle antes da utilização no componente curricular supracitado (80%) e 72,5% não conheciam outra plataforma de aprendizagem. Em relação ao impacto da utilização do Moodle 85% avaliaram como positivo ou muito positivo na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e em relação aos hábitos de trabalho/estudo, 70% no decurso das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma e 75% nos resultados das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma. Somente 40% consideraram como positivo ou muito positivo no seu espírito crítico, 45% no seu envolvimento pessoal e 22,5% no envolvimento das pessoas com quem interagiu na plataforma. Os resultados indicaram que o Moodle se constituiu como uma estratégia pedagógica que melhorou a construção do conhecimento em sala de aula, mas apesar dos apontamentos positivos em relação à ação, os estudantes também concordam que, apesar de suas vantagens, as atividades e aulas via Moodle não substituem as aulas presenciais, visto que ocorre um contato mais direto com o professor quando estes estão em sala de aula.

Palavras-chave


Plataforma de aprendizagem; Ensino presencial; Alunos

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