Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
Tecendo novos olhares: o uso de estratégias e do material didático-pedagógico por docentes do IFRS-Campus Sertão
Angélica Tommasini, Luciane Inocente, Ana Sara Castaman

Última alteração: 25-09-2018

Resumo


Atualmente, muitos autores compactuam com a ideia de que um dos caminhos que contribui para a formação humana nos espaços formais e não-formais de ensino é por meio da cooperação das estratégias e dos materiais didático-pedagógicos. Destarte, para dar conta deste contexto educacional, os docentes necessitam reconstruir constantemente suas práticas educativas embasados em técnicas que permitam a mediação de aprendizagens significativas. Diante desta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo apresentar e refletir acerca das contribuições das estratégias de ensino-aprendizagem e o uso de materiais didático-pedagógicos por docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, na formação humanística de estudantes empoderados, protagonistas e cidadãos. Para tanto, por meio de uma abordagem metodológica qualitativa apresenta-se o referido estudo de caso. Narra-se a presente pesquisa, a partir das práticas vivenciadas/desenvolvidas no referido projeto, o qual está em execução desde 2015. O projeto de ensino: “Produção de estratégias e de materiais didático-pedagógico de apoio ao docente” tem como finalidade auxiliar aos professores do IFRS - Campus Sertão na sugestão de estratégias de ensino-aprendizagem e na pesquisa, instrumentalização e criação de materiais didático-pedagógicos. A difusão e divulgação do projeto é realizada por e-mail encaminhado aos professores, sendo que o conteúdo dos mesmos está relacionado às temáticas supracitadas. Após o interesse do docente no projeto são realizados agendamentos para atendimento individual e/ou coletivo. A partir do acolhimento das demandas empreendido pelas bolsistas, que atuam 8h semanais, é elaborado um cronograma das atividades a serem desenvolvidas. Foram enviados diversos e-mails com estratégias de ensino-aprendizagem e confeccionados inúmeros materiais didático-pedagógicos, conforme a solicitação dos docentes sendo de uso coletivo e individual. Ainda, o projeto de ensino mantém uma página no facebook para atualizar os inscritos com leituras e sugestões de atividades para a atuação no ensino. Desde a criação do projeto recebe-se
feedback positivo dos docentes e também de estudantes. É perceptível o aporte ofertado pelo projeto de ensino na instituição, já que cada vez mais os docentes têm buscado auxílio, ressaltando sua relevância no âmbito institucional ao qual está vinculado. O docente ao aderir a novas propostas pedagógicas corrobora com o ensino e com a construção ativa das aprendizagem dos estudantes, uma vez que constitui-se como mediador deste processo. A partir do uso das estratégias de ensino-aprendizagem e dos materiais didático-pedagógicos a educação torna-se horizontal, rompendo com ranços históricos da educação tradicional que ainda permeiam o campo educacional de ensino.




Palavras-chave


Estratégias. Material didático-pedagógico. Projeto de Ensino. Ensino-Aprendizagem.

Texto completo: PDF