Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
Retomando saberes matemáticos do ensino fundamental
Liziane Woithe, Fabiane Eloisa Morandini Miotto

Última alteração: 26-09-2018

Resumo


O projeto é realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari de Estação, a qual todos os anos têm vários alunos que ingressam no Ensino Técnico do IFRS – Campus Sertão e muitos outros que almejam ingressar mas não obtém êxito no processo seletivo. Esta mesma escola está obtendo índices crescentes, porém, não ainda satisfatórios para a comunidade escolar, em indicadores como o IDEB. Diante disto, este projeto se propõe a trabalhar com os alunos que apresentam maior dificuldade na disciplina de Matemática visando auxiliá-los a desenvolver suas habilidades de cálculo mental, raciocínio lógico, concentração, capacidade de tomar decisões, enfim, ajudando-os a sanar estas dificuldades para conseguirem chegar ao Ensino Médio ou mais especificamente aos cursos do Ensino Técnico Integrado do IFRS – Campus Sertão. O principal objetivo é contribuir com o desenvolvimento das habilidades matemáticas de alunos do 9º ano desta escola através da revisão de conteúdos matemáticos básicos do Ensino Fundamental.  Além disto, o projeto visa estimular a capacidade de fazer estimativas e cálculos mentais, instrumentalizando os alunos para que obtenham sucesso, tanto para a aprovação em processos seletivos como o de cursos do Ensino Técnico Integrado do IFRS – Campus Sertão ou para aplicação em disciplinas práticas dos cursos Técnicos que utilizam conhecimentos matemáticos para o entendimento de seus conceitos específicos, auxiliando a formação e fixação de conceitos e minimizando as dificuldades no processo de aprendizagem. As atividades são desenvolvidas semanalmente com alunos, em turno inverso ao escolar nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari. Devido ao fato de haver turmas de 9º ano nos turnos da manhã e tarde, o projeto é desenvolvido com duas horas no turno da manhã e duas horas no turno da tarde, possibilitando assim que todos os alunos que desejarem tenham acesso ao projeto.  O convite para os alunos participarem do projeto é feito pelos professores da disciplina de Matemática, tanto para os que têm interesse em participar do processo seletivo para ingresso nos cursos do Ensino Técnico Integrado do IFRS – Campus Sertão quanto para os que apresentam maiores dificuldades na referida disciplina. O trabalho é desenvolvido acerca de conteúdos básicos do Ensino Fundamental, mas, eventualmente, são trabalhados conteúdos conforme a necessidade dos alunos em sala de aula naquele momento. Também são propostas atividades como desafios matemáticos e cálculo mental. Como resultado parcial observou-se maior interesse dos alunos pela disciplina de Matemática, melhoria nas avaliações e também maior desejo por parte de alguns alunos de vir estudar no IFRS - Campus Sertão. É importante salientar que a troca de bolsista na metade do ano prejudicou o andamento do projeto e dificultou a melhor percepção de resultados parciais, no entanto, é nítida a satisfação tanto dos alunos que participam do projeto como da equipe escolar.


Palavras-chave


Matemática, auxílio, aprendizagem, revisão, processo seletivo.

Texto completo: PDF