Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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Monitoria de química para o ensino médio integrado
Bruno Giongo Pavan, Bernardo José Bonfante, Danton Vieira, Márcia Regina Siqueira

Última alteração: 24-09-2018

Resumo


O entendimento e a conexão pela química, incentivaram a busca pela bolsa de ensino, além do auxílio financeiro e o desejo por novos desafios, onde o corpo discente trabalha como docente, melhorando a formação intelectual e social do monitor. A relevância da bolsa de ensino impacta tanto nos bolsistas, quanto os professores e alunos do ensino médio integrado sem exceções, uma vez que a bolsa abrange todos os anos do médio. O projeto tem como intuito, auxiliar os alunos do ensino médio integrado na disciplina curricular de química, com a ajuda de monitores e professores. Promover o aperfeiçoamento profissional do monitor em situações como: falar em público e ajudar outras pessoas a entender determinados assuntos. Desde o início do projeto o maior desafio seria a utilização de metodologias que permitissem ao aluno o entendimento do assunto e as mais diversas aplicações daquele conteúdo no dia a dia. As metodologias utilizadas foram bem diversificadas, de auxílios individuais até auxílios coletivos (exercícios teóricos, práticos, alternativos e slides), com o objetivo de atrair mais estudantes para a monitoria, que é realizada no laboratório de ensino de química. Os resultados foram observados ao longo do tempo, e concluiu-se que houve uma melhora significativa em alguns alunos que apresentavam dificuldades tanto pedagógicas quanto sociais  e parcialmente em outros que frequentavam a monitora. Pontos negativos também foram observados como a dificuldade de acessibilidade a materiais práticos diversos, pelo fato do laboratório de química ainda estar em construção e é necessário a ajuda de outros laboratórios para desenvolver experimentos pedagógicos limitando assim, atividades que poderiam ser desenvolvidas. Com o decorrer do tempo, observou-se que os estudantes que frequentaram a monitoria além de melhorarem o desempenho, apresentaram maior interesse pela matéria e seus assuntos, entendimento mais rápido e lógico dos conteúdos abordados, resultando em um parecer positivo para os bolsistas e o projeto como um todo. Sobre as metodologias utilizadas, conclui-se que foram bem escolhidas e aplicadas corretamente ocasionando na melhora dos alunos na disciplina. Pelo fato do ano letivo ainda não ter terminado, alguns assuntos ainda estão sendo trabalhados nas monitorias, tais como: tipos de ligações intramoleculares para o primeiro ano do ensino médio integrado e cinética química para os alunos do segundo ano. As perspectivas são de que até o final do período letivo todos os assuntos e conteúdos abordados sejam concluídos com êxito. A participação na bolsa de química trouxe novas perspectivas e oportunidades dentro do instituto e possíveis profissões futuras que os bolsistas possam exercer.



Palavras-chave


Monitoria, Química e Ensino

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