Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
DESMISTIFICANDO A APICULTURA
Carine Casagrande, Juliano Hashimoto

Última alteração: 26-09-2018

Resumo


A apicultura é uma atividade que vem crescendo e ganhando destaque, cada vez maior, devido a sua importância para os fins medicinal, terapêutico, cosmético e alimentar, além, é claro, de possuir como característica a criação sustentável e de preservação da biodiversidade em que se encontra, devido à sua influência direta para a polinização de diversas culturas. A criação racional de abelhas também possui valor econômico, podendo ser uma fonte de renda alternativa aos produtores rurais, principalmente para os pequenos, já que o custo de produção é baixo e sua manutenção é fácil. No entanto, muitos ainda consideram as abelhas insetos agressivos, de difícil manejo, sendo necessário desmistificar a atividade. Assim, a necessidade de melhorar o conhecimento e a visão dos jovens sobre esta produção é de grande importância, pois pode impactar positivamente na diminuição do êxodo rural, fazendo com que estes permaneçam no campo, gerando uma fonte de renda alternativa. Desta forma, o principal objetivo do projeto é desvendar a apicultura e levar o conhecimento aos estudantes do IFRS – Campus Sertão e demais envolvidos, fazendo com que estes desenvolvam senso crítico em relação à atividade e saibam da sua relevância para o meio ambiente. Para isso são realizadas atividades de monitoria e manutenção do apiário didático para realização de aulas práticas. Devido as questões climáticas, chuvas e temperaturas amenas, as atividades referentes a manutenção foram concentradas na parte de equipamentos do setor, assim como revisões básicas nas colmeias. Também serão confeccionadas caixas iscas para a captura de enxames, os quais tem maior ocorrência no período da primavera. A monitoria, por sua vez, possui a característica de auxílio e reforço de conhecimentos dos discentes. Sua importância vem na troca de conhecimentos e crescimento intelectual entre orientador, monitor e monitorados, fazendo com que a construção do aprendizado se dê de forma mais eficiente. Esta atividade foi realizada por uma monitora, uma vez que a troca de ideias entre estudantes pode fazer com que o entendimento do conteúdo trabalhado em sala de aula se dê de forma mais fácil. Para a monitoria foram utilizados materiais didáticos diversos com o intuito de exemplificar da melhor forma possível os questionamentos referentes à apicultura, afim de sanar dúvidas. No decorrer do período foi possível identificar o maior interesse de alguns estudantes pela atividade, buscando trazer questões práticas e muitas vezes desafiadoras para serem debatidas. Com isso, observa-se que o projeto traz benefícios, tanto para orientador e monitor quanto para os monitorados, já que envolve uma constante troca de conhecimentos, além de ampliar o instinto de curiosidade e responsabilidade de ambas as partes.


Palavras-chave


Abelha; Biodiversidade; Conhecimento.

Texto completo: PDF