Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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Educar para cooperar
Guido José Corazza, Jaiane Parizotto, Jamile Sada, Monalize Sabedot dos Santos, Rodrigo Oliveira Lamb, Sergiomar Theisen, Marindia Zeni

Última alteração: 04-10-2018

Resumo


A prática do cooperativismo surgiu na Inglaterra, em 1844, na cidade de Rochdale, com a finalidade de unir pessoas de maneira organizada para melhorar seus padrões de vida, buscando melhores preços a seus associados. A primeira cooperativa escolar brasileira surgiu em 1932, em São Paulo, sendo regulamentada em 1967 com o objetivo de reunir alunos para educá-los dentro dos princípios cooperativos. Em 2005 o Ministério da Educação publicou a Portaria 4.033/2005 disciplinando o funcionamento das cooperativas escolares que devem atuar como um laboratório operacional à prática e fixação das técnicas do cooperativismo. A Cooperativa-Escola dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ltda – Campus Sertão (COOPERA) foi fundada em 2010, porém o Campus conta com o apoio da Cooperativa-Escola desde 1973, sob a denominação de Cooperativa-Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Sertão (COOPEAFS). A COOPERA possui um espaço de convivência, cedido pelo Campus e projetado para atender a comunidade escolar. Além de atender ao público interno do Campus no que se refere a alimentação e reprografia, a COOPERA é um local de encontro, música, jogos e apresentações artísticas, tornando-se um ponto de referência na instituição, em especial aos alunos internos dos cursos técnicos integrados que consideram a COOPERA uma extensão de seus alojamentos estudantis. De tal forma, o Projeto de Ensino Educar para Cooperar tem por objetivo ampliar as ações realizadas pela Cooperativa-Escola, proporcionando ao discente não apenas frequentá-la como um espaço de lazer, mas também conhecê-la como um laboratório de práticas, incentivando discentes para uma vida de cooperativismo e mostrando experiências cooperativistas que deram certo e são exemplos para o futuro das gerações cooperativistas. Para tanto, realizou-se a I Semana do Cooperativismo do IFRS – Campus Sertão, com a participação de cooperativas da região, dos diferentes ramos do cooperativismo e que são exemplo de união entre os associados. Tal evento foi aberto a todos os interessados e realizou-se no período noturno. Também, de forma mais direcionada, foram realizadas atividades junto das quatro turmas de primeiro ano do Técnico em Agropecuária do Campus. Na oportunidade, durante dois períodos de aula em cada turma, foi feita uma apresentação com ênfase no sistema cooperativo e nas ações da COOPERA, além de uma dinâmica para elucidar os benefícios da cooperação. A realização destes trabalhos foi aceita como produtiva pelos alunos do IFRS - Campus Sertão. De tal forma, avalia-se a possibilidade de aumentar à abrangência das turmas atendidas com a apresentação da cooperativa-escola e do cooperativismo, bem como da Semana do Cooperativismo. O conhecimento apreendido com o projeto é de importância tanto para a comunidade atingida quanto para os bolsistas que fazem o projeto acontecer.


Palavras-chave


Cooperativa-escola. Laboratório de práticas. Cooperação.

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