Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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PROJETO DE MONITORIA ACADÊMICA EM DIDÁTICA - FORTALECENDO APRENDIZAGENS
Cassandra Taís Martinelli, Alexandra Ferronato Beatrici

Última alteração: 24-09-2018

Resumo


O projeto de monitoria justifica-se por ser esta uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do estudante nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, tendo a finalidade de promover a cooperação mútua entre estudante e professor, bem como a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas. O projeto de Ensino: Monitoria Acadêmica em Didática destina-se a auxiliar os estudantes dos cursos de licenciaturas do IFRS/campus Sertão nas atividades relacionadas à disciplina de didática. Tem como principais objetivos: oportunizar aos estudantes com dúvidas e/ou dificuldades sobre o conteúdo trabalhado na disciplina de Didática, aprender em outro espaço de diálogo, tempo e explicação; auxiliar os estudantes com sugestões de materiais teóricos e práticos que façam relação com o conteúdo curricular do plano de aula desenvolvido para o estágio da docência; ser um momento para a problematização e reflexão do trabalho pedagógico e da formação docente; possibilitar aos estudantes autonomia, criatividade e mobilização para o conhecimento. Os encontros acontecem no Laboratório de Ensino do IFRS/Campus Sertão, em três dias da semana, nos turnos: matutino, vespertino e noturno. Até o momento foram atendidos esporadicamente estudantes dos três cursos de Licenciaturas ofertados no campus que vem buscar sugestões de atividades pedagógicas, esclarecimentos de dúvidas quanto a elaboração dos Planos de Aula para os estágios de docência e fixar os conteúdos estudados e não compreendidos em sala de aula. Regularmente a monitora bolsista atende uma estudante indígena, uma estudante quilombola e uma estudante com deficiência intelectual leve de aprendizagem; ambas estão demonstrando significativa melhora no desempenho acadêmico, na interação social, na compreensão das atividades realizadas e na potencialização de suas aprendizagens.

Palavras-chave


Monitoria. Aprendizagem. Ensino.

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