Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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Superando o desafio da formação do perfil profissional e humano do sujeito na área de Tecnologia da Informação pela aproximação do estudante com as práticas e tecnologias reconhecidas pelo mercado.
Emerson Leonardo Lazzari Ascari, Gabriel Henrique Geier, Diego Antônio Lusa

Última alteração: 24-09-2018

Resumo


Atuar na área de Tecnologia da Informação exige por parte dos profissionais, além de conhecimento técnico/científico, habilidades como autodidatismo, capacidade de tomar decisões e de trabalho em equipe. É fato que os componentes curriculares, por si só, são insuficientes para formar tal perfil de sujeito. Deste modo, o projeto Ateliê de Software surge com vista a oferecer aos estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do  IFRS – Campus Sertão um espaço de experiências reais de trabalho na área de formação, fortemente pautado nas atividades de análise, projeto, codificação, pesquisa e aplicação de tecnologias mundialmente reconhecidas no desenvolvimento de software. Para tal, o projeto propõe-se a atender as demandas locais, identificadas junto aos diferentes setores da instituição, integrando conhecimentos acadêmicos e tecnologias emergentes às necessidades identificadas junto aos stakeholders na forma de projetos de desenvolvimento de software que, uma vez entregues, devem gerar valor aos demandantes. A execução do projeto visa simular, portanto, um ambiente assemelhado ao de uma startup de tecnologia. Logo, todas as etapas de projeto são guiadas pelo framework SCRUM. O coordenador assumiu papel de gestor, identificando demandas e tarefas, associando-as aos diferentes integrantes do projeto, conforme seu nível de conhecimento e envolvimento. Em relação às etapas de desenvolvimento do software, elas estão sendo guiadas pelos princípios das metodologias ágeis, visando a entrega de valor ao cliente em curto espaço de tempo (desenvolvimento incremental), mantendo-se o foco na dimensão da qualidade do produto entregue. A partir do entendimento inicial da solução demandada, diferentes tecnologias, práticas e habilidades são exploradas com vista a proporcionar aos integrantes discentes ricas experiências de atuação profissional. É esperado, portanto, que o projeto desenvolvido abranja, com o passar do tempo, todas as etapas do ciclo de vida de um software, desde sua concepção até a fase de manutenção, contemplando, inclusive, suporte ao usuário final. Quanto aos resultados parciais, atualmente encontra-se em desenvolvimento um software para automatizar rotinas relacionadas ao processo de matrícula, com ênfase na distribuição de candidatos homologados nas respectivas cotas de acesso. Tal software visa facilitar o trabalho da Coordenadoria de Registros Acadêmicos e da Assistência Estudantil no período de matrículas no câmpus. Para atender ao projeto em questão está sendo codificado um sistema web utilizando linguagem de programação Python e o framework Pyramid. Boa parte dos requisitos elencados já encontram-se codificados ou estão em uma fase avançada de desenvolvimento. Além disso, verificou-se que o estudo e aplicação de novas tecnologias e ferramentas requisitadas pelo projeto trouxe grande avanço na compreensão de conceitos e práticas abordadas no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, fato que corrobora para qualificar a formação humana e profissional dos colabores envolvidos.

Palavras-chave


Análise de Software, Codificação de Software, Inovação Tecnológica, Fábrica de Software.

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