Última alteração: 04-10-2018
Resumo
O Projeto de Ensino Campo Cultural: um espaço/tempo de promoção do universo cultural contemporâneo, surgiu em 2014 da necessidade de servidores e estudantes de promover atividades culturais no IFRS - Campus Sertão. A partir de 2016 tornou-se projeto de ensino. Tem por finalidade promover a cultura e seus significados contemporâneos, dando visibilidade à diversidade de expressões artísticas, através do cinema, literatura, artes visuais e outras formas de linguagens. A promoção desse universo cultural visa criar espaços de entretenimento e de diálogo sobre o conceito de cultura no sentido amplo, ou seja, na sua construção histórica como produtora de costumes e crenças. Recorreu-se ao texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio para justificar a relevância do projeto, pois seus objetivos estão alinhados e contemplados com vários requisitos daquele documento, tais como: a construção da qualidade social, produção e socialização da cultura, exercício da cidadania e promoção das relações interpessoais desinteressadas. O texto das DCN's destaca a importância da construção da qualidade social que perpassa, entre outros, o atendimento ao requisito de “integração dos profissionais de educação e dos estudantes”. As DCN's afirmam que esta construção é uma conquista que deverá ser feita de forma negociada coletivamente, isso significa compreender “que a educação é um processo de produção e socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantém e se transformam conhecimentos e valores”. As atividades são realizadas semanalmente no auditório do Campus. A principal atividade do projeto é a exibição de filmes semanais para os/as estudantes. Do Cine de Quinta, nome dado às sessões semanais de cinema, participam, em média 30 pessoas por sessão. Os filmes, na sua maioria, são escolhidos com base na sugestão dos/as estudantes. Realiza-se uma enquete todas as semanas, divulgada na página do Projeto de Ensino no Facebook com dois filmes para os/as estudantes escolherem. No entanto, o gênero terror é sempre o mais sugerido. Realizou-se uma roda de conversa sobre o filme Confissões de Adolescente em parceria com o Nùcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade – NEPGS, abordando relacionamentos e sexualidade. Participaram desta roda, cerca de 25 adolescentes. No Dia das Mães as bolsistas fizeram em parceria com outras colegas de curso um mural intitulado o “Dia de quem cuida de mim”. Inspiraram-se para isto, em uma escola de São Paulo que comemorou o Dia das Mães neste formato. Pretende-se dar continuidade ao projeto no próximo ano.