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A importância da Residência Pedagógica na formação de professores de Ciências Biológicas
Andressa de Oliveira Piassetta, Jeonice Werle Techio

Última alteração: 17-10-2024

Resumo



A formação inicial de professores se constitui em um conjunto de conhecimentos aliados entre teoria e a prática, sendo que a imersão prévia na escola conecta estes conhecimentos. No Brasil, as estratégias de capacitação docente assomam em mudanças a fim de sanar as dificuldades persistentes na formação de professores. Em resposta a esses desafios, o governo federal criou programas que possam auxiliar na formação inicial, como o Programa de Residência Pedagógica (PRP). O presente trabalho teve por objetivo relatar a contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de professor de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS - campus Sertão. As atividades do PRP foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes, do município de Sertão RS, com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II, no componente curricular de Ciências, no período de março a julho de 2023. Essas atividades trabalhadas foram parte da unidade temática de “Vida e Evolução”, da BNCC, como adolescência, sistemas reprodutores, entre outros. A vivência prévia em sala de aula permite ao residente da licenciatura a possibilidade do desenvolvimento de atividades, como ambientação no contexto escolar, elaboração dos planos e  estratégias de ensino, execução das regências de classe e outras atividades relacionadas ao cotidiano escolar do profissional  docente. Além disso, proporciona distinguir e solucionar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem, tendo que muitas vezes inovar e desafiar-se com metodologias que atraiam a curiosidade dos estudantes. Já para o professor preceptor, a contribuição do PRP se deu na formação continuada, uma vez que ele volta a “beber da fonte” da universidade, nessa estreita relação, entre teoria e prática. A imersão através do PRP ainda na graduação é propícia para a formação de educadores mais sólidos, permitindo mudanças no ambiente educacional. Conclui-se que, participar do PRP contribuiu muito com a formação inicial do professor de Ciências Biológicas, proporcionou identificar e compreender as dificuldades existentes no processo de ensino aprendizagem, possibilitando a troca mútua de saberes entre universidade e a escola, de forma significativa para ambos, aproximando a formação acadêmica das reais demandas do ensino público. Portanto, através dessas políticas públicas foca-se cada vez mais na melhoria da formação prática dos cursos de licenciaturas.

Palavras-chave


Formação inicial docente; Residência Pedagógica; Vivências previas docente.