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DA TESE AO TEXTO: REDAÇÃO EM PRÁTICA
Milena Bergmann, Rubiamara Pasinatto, Ana Beatriz Trichez Rocha, Pedro Benincá Cendron, Vitória Benincá Cendron

Última alteração: 11-10-2024

Resumo


A escrita é uma habilidade fundamental para a comunicação e, no contexto da educação básica, representa uma das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos. Mantendo-se algumas exceções e singularidades, via de regra, o texto solicitado nas provas de redação é o  dissertativo-argumentativo, o que evidencia a importância dos estudantes participarem de atividades que aprimorarem suas habilidades quanto a essa tipologia textual, expandindo assim os seus conhecimentos para além da disciplina de Língua Portuguesa. De maneira geral, impactam negativamente no desempenho dos estudantes, desafios como o desconhecimento da estrutura exigida e a falta de repertório sobre os temas propostos. Posto isso, com o objetivo de aperfeiçoar a escrita, realizou-se o Projeto de Ensino “Da tese ao texto: redação em prática”, o qual promoveu oficinas de redação semanais para os estudantes dos terceiros e segundos anos dos cursos integrados Técnico em Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática do IFRS - Campus Sertão. A metodologia dos encontros foi centrada em atividades teóricas e práticas com abordagem dos aspectos composicionais, pragmáticos e discursivos atinentes, principalmente, à redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  Entre  os temas abordados destacam-se  as cincos competências avaliadas na correção da redação; a estrutura do texto-dissertativo-argumentativo; os elementos essenciais dos parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão; bem como a leitura e a discussão de repertórios que podem ser utilizados para a contextualização de possíveis temáticas. A partir destas oficinas presume-se que os estudantes tenham desenvolvido a habilidade de elaborar um texto dissertativo-argumentativo de maneira planejada estrategicamente e que siga os critérios solicitados pelos avaliadores do ENEM, o que resultará em um desempenho satisfatório dos jovens que pretendem ingressar  no ensino superior.



Palavras-chave


Texto dissertativo-argumentativo; competência escrita; Enem.