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Nunca joguei! um projeto esportivo no IFRS Campus Sertão 2024
Vitor Adriano de Oliveira da Silva, Larissa Wagner Zanella, Ederson de Oliveira da Silva, Affonso Manoel Righ Lang, Luiz Valério Rossetto

Última alteração: 14-10-2024

Resumo


Introdução: A prática esportiva tem um papel crucial no crescimento físico, mental e social dos jovens. Além de contribuir para a saúde e o bem-estar, ela fomenta valores importantes como a disciplina, o trabalho em equipe e o respeito. No entanto, nos últimos anos, percebe-se uma preocupante redução na participação dos estudantes em atividades esportivas, contribuindo para o aumento do sedentarismo. Essa tendência, aliada à realidade de internato do IFRS Campus Sertão, gera preocupações importantes sobre os possíveis efeitos negativos na qualidade de vida e no desenvolvimento global dos alunos residentes. Objetivo: Auxiliar no planejamento, supervisão e acompanhamento de atividades e eventos esportivos no contraturno escolar, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, a socialização e a participação em competições. Metodologia: Participam deste projeto, aproximadamente 100 alunos (ensino médio e graduação).  Os encontros em quatro dias por semana, com duração aproximada de 120 minutos, onde são desenvolvidas tarefas de fundamentos básicos e especializados das modalidades esportivas (motricidade e capacidades físicas), habilidades cognitivas (planejamento, tomada de decisão, concentração), habilidades socioemocionais (comunicação, resiliência, liderança) e habilidades comportamentais (respeito, responsabilidade, fair play).  O projeto conta com a participação de três professores de Educação Física que oferecem treinamentos esportivos e dois alunos bolsistas responsáveis por auxiliar no planejamento e administração das aulas, contribuir com o andamento das tarefas organizadas, preparar os materiais de treino, auxiliar e supervisionar a manutenção dos espaços desportivos. Resultados: Verifica-se diversos avanços positivos tanto no desenvolvimento individual dos alunos quanto na dinâmica escolar como um todo. Desde o início do projeto, é possível identificar o aprimoramento das habilidades motoras dos alunos, além do visível desenvolvimento de valores como a disciplina, a perseverança e o respeito. Ainda mais, o projeto se tornou um meio eficaz de inclusão social, fomentando a integração entre diferentes grupos e estimulando o trabalho em equipe e a cooperação. Em paralelo a todas estas conquistas, também deve-se citar a participação em competições e eventos esportivos (JERGS, JIFRS e Semana da Juventude) que incentivam o protagonismo juvenil, aumentando a autoestima e fortalecendo a comunidade escolar. Considerações finais: Espaços escolares que fomentam projetos e oportunidades de atividade física através da promoção de ambientes saudáveis, com instrução e suporte adequados para a prática esportiva favorecem a aquisição de um estilo de vida ativo e saudável ao longo da vida. Além disso, a prática esportiva fomenta a socialização e o engajamento escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais ativos e responsáveis.

Palavras-chave


Esporte; Socialização; Desenvolvimento.