Tamanho da fonte:
Nunca joguei! um projeto esportivo no IFRS Campus Sertão 2024
Última alteração: 14-10-2024
Resumo
Introdução: A prática esportiva tem um papel crucial no crescimento físico, mental e social dos jovens. Além de contribuir para a saúde e o bem-estar, ela fomenta valores importantes como a disciplina, o trabalho em equipe e o respeito. No entanto, nos últimos anos, percebe-se uma preocupante redução na participação dos estudantes em atividades esportivas, contribuindo para o aumento do sedentarismo. Essa tendência, aliada à realidade de internato do IFRS Campus Sertão, gera preocupações importantes sobre os possíveis efeitos negativos na qualidade de vida e no desenvolvimento global dos alunos residentes. Objetivo: Auxiliar no planejamento, supervisão e acompanhamento de atividades e eventos esportivos no contraturno escolar, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, a socialização e a participação em competições. Metodologia: Participam deste projeto, aproximadamente 100 alunos (ensino médio e graduação). Os encontros em quatro dias por semana, com duração aproximada de 120 minutos, onde são desenvolvidas tarefas de fundamentos básicos e especializados das modalidades esportivas (motricidade e capacidades físicas), habilidades cognitivas (planejamento, tomada de decisão, concentração), habilidades socioemocionais (comunicação, resiliência, liderança) e habilidades comportamentais (respeito, responsabilidade, fair play). O projeto conta com a participação de três professores de Educação Física que oferecem treinamentos esportivos e dois alunos bolsistas responsáveis por auxiliar no planejamento e administração das aulas, contribuir com o andamento das tarefas organizadas, preparar os materiais de treino, auxiliar e supervisionar a manutenção dos espaços desportivos. Resultados: Verifica-se diversos avanços positivos tanto no desenvolvimento individual dos alunos quanto na dinâmica escolar como um todo. Desde o início do projeto, é possível identificar o aprimoramento das habilidades motoras dos alunos, além do visível desenvolvimento de valores como a disciplina, a perseverança e o respeito. Ainda mais, o projeto se tornou um meio eficaz de inclusão social, fomentando a integração entre diferentes grupos e estimulando o trabalho em equipe e a cooperação. Em paralelo a todas estas conquistas, também deve-se citar a participação em competições e eventos esportivos (JERGS, JIFRS e Semana da Juventude) que incentivam o protagonismo juvenil, aumentando a autoestima e fortalecendo a comunidade escolar. Considerações finais: Espaços escolares que fomentam projetos e oportunidades de atividade física através da promoção de ambientes saudáveis, com instrução e suporte adequados para a prática esportiva favorecem a aquisição de um estilo de vida ativo e saudável ao longo da vida. Além disso, a prática esportiva fomenta a socialização e o engajamento escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais ativos e responsáveis.
Palavras-chave
Esporte; Socialização; Desenvolvimento.