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Xeque-Mate no Aprendizado: O Impacto do Clube de Xadrez
Gabriel Orsato, Larissa Wagner Zanella, Affonso Manoel Rigui Lang, Luiz Valério Rossetto, Rodrigo Toniatto

Última alteração: 11-10-2024

Resumo


Introdução: O Xadrez é um esporte mental estratégico, que consiste em dois adversários denominados “enxadristas” disputando jogadas entre si num tabuleiro, com objetivo de realizar um “xeque-mate” no adversário. Mas além das habilidades demonstradas no tabuleiro, fora deste ele também é conhecido como uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o pensamento lógico e matemático, resolução de problemas, memória, atenção e concentração, bem como habilidades sociais. Habilidades estas que favorecem as relações interpessoais e habilidades emocionais, as quais são fundamentais para o ser humano. Objetivo: No ano de 2023, o clube de xadrez teve como objetivo principal retomar os encontros cessados desde a pandemia. Além de proporcionar momentos de lazer e descontração para os participantes, ao mesmo tempo que buscou aprimorar habilidades acadêmicas e sociais. Metodologia: Os encontros do clube ocorreram duas vezes por semana durante os meses de maio até dezembro de 2023. Cada encontro com duração de 120 minutos. Sendo cada encontro dividido em dois momentos, o primeiro dedicado ao ensino teórico, onde eram explicadas as regras do jogo, aspectos históricos, características, bem como as suas aplicações práticas; e o segundo consistia em aplicação prática, onde os alunos poderiam aplicar estratégias e táticas aprendidas na teoria, bem como da experiência de outras disputas. Além disso, nas duas fases, procurava-se sempre adaptar as aulas de acordo com o nível de conhecimento e experiência de cada aluno, fazendo assim o processo de aprendizagem gradual e dinâmico. Resultados: O método de avaliação de resultados foi por meio da autoavaliação de cada membro do grupo, onde eles relatam ter tido melhora nas habilidades necessárias ao meio acadêmico, e também no aspecto humano em si. Houve a participação dos membros do grupo nos JIFRS (Jogos dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul) e também participação num torneio de xadrez organizado, para a comunidade acadêmica do IFRS Campus Sertão. Considerações finais: Conclui-se que o projeto de ensino de xadrez foi eficaz na promoção do desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, reforçando habilidades essenciais como a tomada de decisões, o pensamento crítico e o respeito mútuo, demonstrando seu potencial como ferramenta pedagógica em diversos contextos educativos.

Palavras-chave


Xadrez; Desenvolvimento humano; Inclusão.