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Clube de xadrez no IFRS-Campus Sertão: um instrumento para o desenvolvimento acadêmico e social
Gabriel Orsato, Larissa Wagner Zanella, Mateus Bandera, Affonso Manoel Rigui Lang, Luiz Valério Rossetto, Rodrigo Toniatto

Última alteração: 14-10-2024

Resumo


Introdução: O jogo de xadrez é considerado uma forma de arte, ciência e esporte, devido à sua complexidade e demanda por habilidades intelectuais, impactando no desenvolvimento cognitivo, concentração, foco, habilidades matemáticas e lógicas, desenvolvimento social e emocional. Isso porque o jogo de xadrez possibilita que o jogador possa compreender a realidade que se apresenta e na qual está inserido. O xadrez pode ser um facilitador na aprendizagem dos alunos para que se desenvolva sua capacidade de pensar, refletir, cooperar, tomar decisões, colaborando para trabalhar os bloqueios que apresentam em relação à disciplina.  Objetivo: criar um ambiente onde é possível ter momentos de lazer e aprendizado de habilidades que possam beneficiar os membros no ambiente acadêmico ou aplicadas na vida social, utilizando o xadrez como uma base para a aquisição dessas competências. Metodologia: Os encontros do clube de xadrez acontecem duas vezes por semana, desde o mês de maio, com duração aproximada de 90 minutos. Os encontros consistem em duas fases: (1) voltada ao ensino teórico, onde são explicadas as regras do jogo, aspectos históricos, características, bem como as suas aplicações práticas; e (2) consiste em tempo de aplicação prática, onde os alunos podem aplicar estratégias e táticas aprendidas na teoria, bem como da experiência de outras partidas. Além disso, em qualquer uma das fases, procura-se sempre adaptar as aulas de acordo com o nível de conhecimento e experiência de cada aluno, fazendo assim o processo de aprendizagem gradual e dinâmico. Resultados parciais: Até o presente momento, o método de avaliação utilizado, foi a autoavaliação dos participantes, onde os mesmos indicaram uma melhora significativa nos quesitos acadêmicos, como raciocínio lógico, concentração, foco, pensamento crítico, bem como na parte humana, proporcionando um aprimoramento nas suas habilidades sociais e emocionais. Também teve a participação dos alunos em competições como os JIFRS (Jogos dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul) e irá ser realizado mais próximo ao final do ano, um torneio com possibilidade de participação de toda comunidade acadêmica. Considerações finais: Com base na autoavaliação dos alunos, é possível concluir que o projeto possibilitou oportunidades de melhora no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, bem como sociais, auxiliando no enfrentamento de desafios da vida acadêmica e social. A abordagem fornece um ambiente inclusivo e estimulante que permite aos estudantes crescer intelectual e emocionalmente, formando-se de maneira mais completa e adequada às demandas atuais.

Palavras-chave


Xadrez; Ensino; Desenvolvimento humano.