Portal de Eventos do IFRS, IX SerTão Aplicado

Tamanho da fonte: 
Levantamento de histórias para o ensino de botânica no IFRS - Campus Sertão
Elisane Neitzke, Maria Cláudia Medeiros, Andressa Piasseta, Jeonice Techio

Última alteração: 11-10-2024

Resumo


A Botânica ou Biologia Vegetal, tradicionalmente, é a área de conhecimento responsável pelo estudo dos seres vivos denominados algas, fungos e plantas. O seu ensino se mostra fundamental para a compreensão do meio ambiente que nos cerca e de aspectos relacionados à alimentação e agricultura, sustentabilidade e conservação, saúde e medicina, cultura, história e educação científica. Dentre os variados recursos didáticos que podem ser utilizados para a abordagem de conteúdos de Botânica, as histórias, presentes no nosso cotidiano sob variadas formas, podem enriquecer a construção de conhecimentos nos diferentes níveis de ensino. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo realizar a compilação de obras audiovisuais e textos literários contendo narrativas relacionadas à biodiversidade vegetal, de modo a promover um ensino e uma compreensão mais interessantes e eficazes da biologia de algas, fungos e plantas, como um todo. Para tanto, inicialmente, foram buscadas em diferentes plataformas digitais (sites de pesquisa, redes sociais e plataformas de streaming, por exemplo) histórias contadas em vídeo ou textos que pudessem ser ferramentas úteis para abordar os conteúdos de botânica, tanto no ensino médio quanto na graduação. Em seguida, todas as narrativas acessadas foram analisadas mais detalhadamente para identificar sua adequação para a utilização em sala de aula desejada. Até o momento, foram listadas e selecionadas aproximadamente 16 obras audiovisuais, sendo sete documentários, um “reality”, dois curta-metragem, duas animações e quatro filmes longa-metragem. Das obras literárias, foram obtidas 76 narrativas, dentre as quais, oito fábulas, quatro poemas, nove lendas e 55 tirinhas. Em síntese, os vídeos e textos levantados podem ser aplicados para a abordagem teórico-prática e a avaliação da aprendizagem de temas relacionados à morfologia, classificação, ecologia, reprodução e aplicações econômicas de espécies de algas, fungos, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Nas etapas em andamento de desenvolvimento do trabalho, estão sendo elaborados e aplicados, em turmas distintas de ensino médio e de graduação, planos de aula para a utilização de algumas das histórias obtidas e a avaliação da sua relevância no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Biologia Vegetal; Narrativas; Recursos Didáticos.