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Um encontro com os produtos educacionais do programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica (profept)
Carine de Farias, Josimar de Aparecido Vieira, Jeferson Lisboa Kunz

Última alteração: 17-10-2024

Resumo


O ProfEPT, por meio do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional eTecnológica está sendo oferecido em rede nacional e busca se consolidar como espaçostricto sensu destinado à produção científica e de produtos educacionais com opropósito de proporcionar formação em educação profissional e tecnológica (EPT) noBrasil, visando tanto a produção de conhecimentos como o desenvolvimento deprodutos por meio de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo dotrabalho. Diante dessas considerações, esta investigação tem a finalidade de mapear eanalisar referenciais epistemológicos, teóricos e metodológicos presentes nos PEselaborados por egressos do ProfEPT, com o propósito de averiguar se as basesconceituais do citato Programa, manifestadas nos objetivos, área de concentração, linhasde pesquisa e macroprojetos, estão sendo contemplados nessas produções e produzirdados que contribuam para qualificar o processo de produção da pesquisa que vemsendo implementado. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com dimensãoexploratória que está sendo desenvolvida seguindo abordagem qualitativa,acompanhada por tratamento quantitativo. Está sendo realizada por meio de pesquisabibliográfica, análise de documentos e pesquisa de campo, envolvendo análise dos PEsproduzidos na Instituição Associada (IA) do IFRS, entre os anos de 2019 e 2023 que seencontram disponibilizados na Plataforma eduCAPES e em repositórios da IA. Osresultados obtidos até o momento ilustram a diversidade vivenciada por cadapesquisador do programa e o ambiente na qual este atua profissionalmente, assim comouma justificativa que uma necessidade específica observada pelos mestrandos. A partirdos mais distintos formatos de mídia de disseminação de saberes, sejam manuais, guias,apostilas, revistas, podcasts, sequências didáticas, jogos, documentários, áudios oucursos online, vê-se a preocupação em oferecer um produto que contribua para abreviarlacunas criada pela desigualdade social junto a EPT e, tragam temas vinculados aoprocesso dialético e reflexivo. São destacados preocupação com o a acessibilidade emcaráter interdisciplinar; orientações para a utilização das tecnologias digitais dainformação e comunicação; ensino e reflexão de temas relacionados ao direito,democracia e a vida política; subsídios que apoiem e aprimorem a atuação docente naEPT; entre outros, favorecendo a formação humana integral. Com a conclusão dostrabalhos, espera-se produzir relatórios técnico-científicos que serão disseminados pormeio de publicações em periódicos, livros, comunicações e publicações em eventos,contribuindo para o fortalecimento dos princípios fundantes da EPT no Brasil que estãosendo propagados em grupos pesquisas, observatórios, redes de estudos e pesquisas,entre outros meios.

Palavras-chave


Educação profissional e tecnológica. ProfEPT. Produtos educacionais. Bases conceituais.