Última alteração: 11-10-2024
Resumo
O uso da bioestatística proporciona ferramentas para o levantamento de dados e inferencias no âmbito biológico, onde através do uso de instrumentos estatísticos, possibilita aos alunos, professores e pesquisadores a interpretação e a apresentação de seus trabalhos de uma forma lógico-matemática. O presente projeto visa desmistificar a preconcepção de que a utilização da estatística é um processo restrito a matemáticos e especialistas da área, portanto está sendo priorizada a lógica da interpretação dos resultados estatísticos e não, o uso de fórmulas matemáticas. Dentro dessa perspectiva foram coletados dados referentes ao clima, principalmente do Rio Grande do Sul, e a possível influência dos fenômenos El Niño e La Niña. Levando em consideração todas as variantes, foram feitos testes estatísticos no software livre Bioestat 5.3, que tem como finalidade auxiliar a comunidade acadêmica nas suas pesquisas. Os dados coletados e analisados foram incorporados ao banco de dados ambientais, que vendo sendo organizado desde 2022 no IFRS – campus Sertão. A partir da construção do banco de dados e sua análise, os resultados estão sendo utilizados na disciplina de bioestatística do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso orientações e reforço para os alunos do campus na área da estatística estão à disposição para os alunos tirarem dúvidas. A permanência e êxito dos estudantes deve ser considerada pelo apoio pedagógico na disciplina de bioestatística, considerada de difícil compreensão pelos alunos, além de orientações técnicas na elaboração de projeto e monografia ou artigo na produção de TCC dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Gestão Ambiental, entre outros cursos. Alunos com dificuldade ou com baixo desempenho escolar podem também ser beneficiados, através do reforço escolar nas disciplinas de Bioestatística e TCC. Concluindo que é através da prática pedagógica, que o aluno expõe seu potencial perdendo seus medos, compreendendo que os instrumentos tecnológicos estão disponíveis para facilitar a compreensão da ciência e não ao contrário. Sendo assim, é de suma importância a articulação de ações na área do ensino, que proporcione ao aluno a utilização de ferramentas disponíveis no campo da ciência e da tecnologia, que auxiliem na sua formação.