Portal de Eventos do IFRS, IX SerTão Aplicado

Tamanho da fonte: 
Campo Cultural: um espaço de acolhimento e protagonismo estudantil
Ruan da Silva Piccoli, Sonia Gotler, Magdyeli Helen Oliveira de Souza, Vanessa Carla Neckel

Última alteração: 15-10-2024

Resumo


O projeto de ensino “Campo cultural: um espaço/tempo para a experiência estética”, existe desde 2016 no IFRS - Campus Sertão. Busca integrar diferentes aspectos culturais na vida dos estudantes, promovendo experiências práticas por meio de cinema, diálogos, música e outras expressões artísticas. A participação ativa dos alunos é fundamental, exigindo habilidades como liderança, organização, proatividade e criatividade dos bolsistas e voluntários. Em 2019 surgiu a atividade Conversa na rede, um espaço de discussão que aborda temas diversos como vivências na residência estudantil, drogas, autoestima e outros. Em 2024, as enchentes no Rio Grande do Sul e a greve dos Institutos Federais interromperam o processo presencial do projeto, mas impulsionaram os bolsistas a criar alternativas virtuais, retomou-se a Conversa na rede de forma online, onde os participantes discutiram filmes previamente selecionados. Com o retorno às atividades presenciais, os bolsistas demonstraram maior autonomia, organizando reuniões, propondo mudanças na logomarca e criando eventos como celebrações de datas significativas. Além disso, a Conversa na rede presencial voltou com o tema: “O que é o abraço para você?”, inspirado na música “Dentro de um abraço” da banda Jota Quest, e alinhada à campanha do “Setembro Amarelo”, focando na afirmação da vida. O ambiente da atividade, decorado com representações de abraços, puffs, almofadas e uma rede de balanço, proporcionou aos participantes um espaço seguro e acolhedor. Durante o encontro, os estudantes refletiram sobre o significado do abraço e interagiram de forma lúdica, pintando camisetas e, com isso, gerando descontração. Essa dinâmica facilitou a expressão emocional e o fortalecimento de laços afetivos, essenciais para combater sentimentos autodestrutivos. Destacou-se a diversificação das ações, a remodelação da identidade visual do projeto e o aumento do número de voluntários e participantes das dinâmicas. A interação nas redes sociais também cresceu, refletindo um maior engajamento da comunidade acadêmica. A avaliação positiva dos alunos e o interesse em temáticas futuras, como “vivências”, indicam o impacto e a relevância contínua dessas iniciativas, reforçando o papel do projeto na promoção da diversidade cultural e do bem-estar emocional dos estudantes.


Palavras-chave


Abraço; Diversidade; Protagonismo.