Última alteração: 15-10-2024
Resumo
Com a descoberta da Biologia Molecular e da molécula de DNA, foram inúmeros os progressos no segmento agrícola e pecuário. A importância do DNA está em conter todas as informações genéticas do indivíduo, podendo assim ser realizado um mapeamento e também uma avaliação acerca de seus futuros descendentes. Por ser uma descoberta relativamente recente, e sendo as informações atualizadas frequentemente, muitos conceitos sobre o DNA não conseguem ser abordados em sala de aula. O projeto foi criado com o objetivo de proporcionar maior entendimento aos alunos do IFRS - Campus Sertão, sobre os mais diversos temas, artigos e notícias sobre DNA na área agropecuária, genética e científica, possibilitando interações entre alunos de diferentes cursos da instituição. A execução do projeto ocorre através de encontros semanais de forma presencial, sendo trazidos e debatidos os temas selecionados pelos alunos participantes do projeto. Os encontros são supervisionados pela coordenadora do projeto, e os assuntos abordados são publicados semanalmente na rede social Instagram, na página @agro_expressed®,onde os alunos participantes são os responsáveis pelas publicações e sua divulgação, constando os principais temas debatidos no decorrer dos encontros e um breve resumo dos fatos apontados, além de pesquisas em referências ao DNA na agricultura e pecuária. Até o momento foram realizados 16 encontros presenciais, nos quais foram debatidos assuntos como conceitos iniciais em genética, melhoramento genético de animais e vegetais, ploidia em pastagens, objetivo do melhoramento de plantas, análise do DNA para a identificação de características em animais e plantas, mutações perigosas, transgênicos, edição de genoma e identificação de patógenos, heterose, endogamia, a vaca mais cara do mundo (doadora de embriões), a lesma que faz fotossíntese, tipagem sanguínea, resolução de heredogramas, entre outros. Assim, percebe-se que todas as atividades realizadas pelo projeto geraram retornos positivos. Além do desenvolvimento de debates entre os estudantes sobre o DNA na agropecuária, houve a interação de diferentes níveis de ensino e cursos da instituição, trocas de experiências vividas por eles em estágios e nas propriedades rurais das suas famílias. As experiências tornaram expressivo e significativo o crescimento pessoal e posteriormente profissional dos jovens participantes do projeto. Também proporcionaram o desenvolvimento do senso crítico e do trabalho em equipe, para o rendimento e sucesso do projeto, para a geração de debates e posteriormente a criação das publicações semanais. Adicionalmente, ressalta-se a importância do projeto para que as novas descobertas do DNA sejam divulgadas e dialogadas com os participantes deste importante projeto.