Portal de Eventos do IFRS, IX SerTão Aplicado

Tamanho da fonte: 
Oficinas permanentes de arte e diversidade
Otávio Augusto Favero Franco, Lilian Cláudia Xavier Cordeiro, Caroline Mazzarollo Corbari

Última alteração: 21-10-2024

Resumo


O projeto Oficinas Permanentes Arte e Diversidade visa estimular discussões sobre a diversidade presente no nosso cotidiano, com foco nas questões raciais, de gênero e de etnia, temas de grande importância em um país como o Brasil, marcado factualmente pela riqueza cultural e disparidade étnica.  As oficinas oferecem práticas de artes visuais como pintura, bordado, artesanato, modelagem com argila e demais atividades relacionadas. As principais atividades se dão em dois módulos distintos, sendo uma delas realizada na sede do Centro de Artes do campus Sertão, e a outra ocasionalmente, em escolas da rede pública regional, atendendo diretamente grupos sociais de maior vulnerabilidade. No primeiro módulo, o projeto atende um grupo com dificuldades intelectuais, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sertão, oferecendo ferramentas artísticas que buscam a integração dos jovens na sociedade e a expressão de seus sentimentos. Com o uso de materiais artísticos, são feitas atividades que podem auxiliar na expressão de cada participante e contribuir, de alguma forma, com seu desenvolvimento, sempre respeitando suas limitações. Os encontros com o grupo do CRAS ocorrem quinzenalmente, no campus Sertão. No segundo módulo, a equipe se dirigiu até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João Becker, no município de Ipiranga do Sul, para trabalhar questões de genética e diversidade com a turma do 5º ano. Utilizando o desenho animado “Irmão do Jorel”, foi apresentado para os alunos que, em uma mesma família, podem existir membros com diferentes características físicas. Em seguida, foi proposto para os estudantes a confecção de um pequeno livro com fotos de seus familiares, onde era possível observar as disparidades em um mesmo núcleo familiar. No terceiro módulo a equipe organizou uma troca de livros entre os estudantes e servidores do IFRS campus Sertão com a ajuda da Biblioteca Mário Quintana que ofereceu livros para a doação, a troca de livros ocorre quinzenalmente na biblioteca do campus Sertão. No quarto módulo a equipe criou um varal solidário onde peças de roupas e calçados são oferecidas e recebidas de forma gratuita em um varal que fica localizado no prédio central do IFRS campus Sertão. Pode-se concluir que, ao decorrer das atividades,  houve a colaboração de todos os grupos atendidos e a realização das oficinas propostas, sempre respeitando o espaço individual e o bem-estar de cada um. O projeto proporcionou não apenas conhecer e experimentar uma linguagem artística, mas também a convivência em grupo.


Palavras-chave


Arte; Diversidade; Inclusão.