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Bolsa de ensino, oficinas permanentes de arte e diversidade
Gabriele de Freitas Jung, Lilian Claudia Xavier Cordeiro

Última alteração: 11-10-2024

Resumo


O contato com a arte, principalmente na escola, se dá majoritariamente através de uma produção branca, masculina e europeia. A expressão artística de mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ é muitas vezes excluída ou estigmatizada. Neste contexto, o projeto busca trazer essas produções para o ambiente escolar, contribuindo para o conhecimento de manifestações artísticas, suas técnicas e seus artistas, combatendo preconceitos e quebrando paradigmas a respeito da diversidade. O principal objetivo é ofertar oficinas de arte a partir do tema da diversidade. O projeto foi iniciado com reuniões para organização de calendário e preparação para as oficinas de arte. Depois, foi realizada uma oficina de produção de chaveiros de feltro, na qual 12 alunas residentes do campus participaram. No decorrer, foi montada a exposição “Meninos Passarinhos”, com produções de estudantes da FASE Caxias do Sul e do Campus Sertão. Ainda fizemos duas edições de Troca-Troca de livros, com a participação de diversos alunos e professores, e mantivemos um varal solidário de roupas e calçados. Os resultados obtidos até o momento indicam que agora temos espaços aproveitados para a arte e a discussão  sobre a diversidade no Câmpus. O projeto tem a perspectiva de continuar produzindo as oficinas já que o ano letivo se encerra em janeiro, temos cronograma de mais 4 edições de troca-troca, 1 edição de chaveiros e também realizaremos oficina de cerâmica e impressão. O projeto conclui que a arte e a diversidade devem estar juntas e presentes no Câmpus. A implementação de oficinas e exposições pode trazer benefícios como a inclusão e a socialização.



Palavras-chave


Bolsa; Ensino; Resumo.