Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

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O ensino da Entomologia agrícola através de coleções didáticas
Fabielle Fátima Wasniewski, Márcia Aparecida Smaniotto

Última alteração: 11-10-2023

Resumo


Para que ocorra o Manejo Integrado de Pragas (MIP) nas culturas agrícolas, é necessário que se faça a determinação correta das espécies de insetos pragas e/ou inimigos naturais, necessitando do conhecimento das espécies. Nem sempre é possível saber qual é a espécie de inseto que foi encontrada numa lavoura. Para isso, deve-se recorrer a um especialista ou seguir para comparação em uma coleção de referência. Através da elaboração de caixas entomológicas dentro do componente curricular de Entomologia Agrícola, estas são usadas em outras disciplinas como Defesa Sanitária Vegetal e Controle de Pragas, onde desenvolve a capacidade dos estudantes na identificação e diferenciação dos insetos em suas diversas ordens e famílias, bem como também, fixar o conteúdo aprendido dentro da sala de aula. O objetivo do trabalho é receber e organizar as caixas entomológicas confeccionadas durante o primeiro semestre de 2023 pelos acadêmicos do componente curricular de Entomologia Agrícola, do Curso de Agronomia do IFRS Campus Sertão. As caixas entomológicas contêm insetos de diferentes espécies, locais e culturas e estão identificados com etiquetas. Após a avaliação realizada na disciplina, os insetos permaneceram no laboratório onde são organizados em coleções didáticas de acordo com sua Ordem (Lepidoptera, Diptera, Hemiptera, Orthoptera, Coleoptera, Dermaptera, Thysanoptera, Odonata, Mantodea, Neuroptera, Hymenoptera etc). A coleção é organizada em um armário com gavetas que contém internamente um isopor, além da naftalina para conservação dos insetos, bem como, adicionalmente, neste ano a coleção foi separada em caixas plásticas, separadas por ordens. As caixas plásticas facilitam o manuseio dos insetos e favorece o transporte para a sala de aula e reduzem o cheiro da naftalina no ambiente, além de ajudar na preservação dos insetos. A utilização desses insetos nas aulas proporciona o aprendizado aos alunos através do reconhecimento de espécies através da visualização de características morfológicas individuais. Nesta coleção também foi incluído material coletado em anos anteriores. Além disso, elaborou-se uma caixa contendo o ciclo da cultura da soja impressa, e, em cada fase da cultura foram inseridos seus principais insetos-praga e inimigos naturais. A execução do projeto contribui grandemente para com os conhecimentos acerca da identificação de insetos-praga, inimigos naturais e preservação dos insetos, não somente para o executor do projeto, mas, também, aos alunos que tiveram e terão a oportunidade de ter contato direto com os insetos durante as aulas práticas, contribuindo de forma positiva para a formação acadêmica dos mesmos.


Palavras-chave


Insetos-praga, Inimigos naturais; Ordens; Ensino; Agricultura.