Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Sustentabilidade econômica e ambiental em sistemas de rotação/sucessão de culturas para o controle de plantas daninhas
Hugo Bergmann, Fernando Machado Dos Santos, Jean Carlos Petrikoski, Cleiton Dallaqua Picoli, Renato Henrique Menetrier Santi, Daniel Piezentini, Ânderson Lucas Ghiot

Última alteração: 09-10-2023

Resumo


Com o surgimento de plantas daninhas resistentes à herbicidas, o agricultor necessita de  métodos que sejam sustentáveis para o controle. Neste contexto,  o  projeto avaliou o desempenho de diferentes coberturas de inverno em sistemas de rotação/sucessão de culturas tolerantes ao herbicida glyphosate, no controle de plantas daninhas e na produtividade das culturas da soja e do milho. O experimento foi conduzido na área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus-Sertão. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados em arranjo trifatorial 6x2x3 ( 6 coberturas outono/inverno, 2 sistemas de cultivo, 3 tratamentos com herbicidas), com 3 repetições. Foram avaliadas 6 diferentes coberturas de inverno em sistemas rotação/sucessão de culturas, sendo elas: pousio, trigo, centeio+ervilhaca, centeio+nabo+ervilhaca, centeio, aveia. No preparo das áreas para os cultivos de primavera/verão (milho e soja) foi realizada a dessecação com o herbicida glyphosate e 2,4-dichlorophenoxy e uma sequencial de cletodin  em ambos os sistemas de produção. O controle de plantas daninhas em pós-emergência foi realizado na cultura da soja com o herbicida glyphosate + chlorimuron-ethyl ou só glyphosate. Os parâmetros avaliados foram: massa seca das coberturas de inverno e número de plantas daninhas por m²; rendimento de grãos. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística pelo teste de TUKEY a 5% de significância  . Os resultados demonstraram que as coberturas de solo no período de outono/inverno suprimiram as plantas daninhas, a mesma impedindo fisicamente o desenvolvimento das plantas daninhas. Assim, houve uma redução do número de aplicação de herbicidas, minimizando o impacto ambiental.

No período de outono/inverno em ambos os sistemas o controle de plantas daninhas que se mostrou mais eficiente como cobertura antecessora foi o centeio + ervilhaca, resultando assim em uma menor incidência destas plantas invasoras na próxima cultura a ser semeada na sua sequência. No período primavera/verão no quesito rendimento de grãos na cultura do milho (rotação), não obtivemos rendimento pois as áreas são  manejadas uma safra com milho outra safra com soja,  Na cultura da soja (sucessão) o maior rendimento foi de 2382 kg.ha-1, quando a cobertura antecedente foi o centeio + ervilhaca. A escolha de diferentes coberturas no período outono/inverno é um fator importante para determinar o incremento na produtividade dos cultivos de interesse econômico dentro de diferentes sistemas de produção, bem como a sua importância dentro do controle de plantas daninhas.

 



Palavras-chave


Rotação; Sucessão; Plantas Daninhas