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Elaboração e implementação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos no IFRS – Campus Sertão como ferramenta pedagógica na formação acadêmica do gestor ambiental
Sônia de Oliveira Quevedo, Naiara Miotto Menino, Angélica Fátima Mantelli Streit

Última alteração: 11-10-2023

Resumo


Diante da crescente geração e da falta de uma gestão adequada dos resíduos sólidos em diversos locais do mundo, esse se apresenta como um dos maiores problemas ambientais. Com intuito de solucionar tal problemática foi sancionada no Brasil, a Lei 12.305 em 2010. Nesta, a implementação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) tornou-se obrigatória aos geradores de resíduos perigosos e não perigosos não equiparados aos domiciliares. A referida lei instituiu o PGRS como parte integrante do processo de licenciamento ambiental,  conquistado pelo IFRS – Campus Sertão no ano de 2021. Diante disso, este projeto visa a elaboração de um PGRS no Campus Sertão como ferramenta prática facilitadora do processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos de Gestão Ambiental. Como metodologia a elaboração do PGRS foi dividido em duas etapas, sendo elas: diagnóstico - Parte I e prognóstico - Parte II. Até o presente momento a execução da Parte I (análise gravimétrica por meio de pesagem dos diferentes resíduos gerados no Campus; levantamento do nº de coletores de resíduos; responsáveis pelas etapas de gerenciamento; destinação final; etc.) está concluída e a Parte II (ações preventivas e corretivas; metas e medidas saneadoras de possíveis passivos ambientais relacionados com os resíduos sólidos) segue em construção. Os resultados parciais indicam que o PGRS do Campus Sertão constitui-se como um importante instrumento base para atividades pedagógicas, especialmente, a ser aplicado no componente curricular de gestão de resíduos sólidos, do curso de Gestão Ambiental. Isso porque, além de contemplar um elaborado e estruturado passo a passo de cada etapa do gerenciamento dos resíduos gerados na instituição, esse tipo de documento por vezes não é disponibilizado ao público em geral. Outro fator relevante, é a variedade de atividades desenvolvidas no Campus (agroindústria, ambulatório, refeitório, laboratórios, etc.), o que envolve diferentes procedimentos para o gerenciamento adequado para cada tipo de resíduo. Logo, o PGRS além de ser um documento técnico imprescindível para a adequação ambiental do Campus, é também, um material rico em detalhes que nortearão a construção de conhecimentos sólidos a ser aplicado por parte dos estudantes em segmentos de empresas/propriedades da região. Conclui-se, portanto, que o projeto é de extrema relevância à comunidade acadêmica do Campus e, sobretudo, para o futuro Gestor Ambiental, que poderá utilizar o PGRS do Campus como exemplo, para desenvolver esse tipo de trabalho técnico junto às empresas privadas e setores públicos onde atuar.

Palavras-chave


Gestão de resíduos sólidos; Material didático; Processo de ensino/aprendizagem.