Tamanho da fonte:
Monitoria de matemática
Última alteração: 17-10-2023
Resumo
A Matemática frequentemente é vista por muitos alunos como uma disciplina complexa e desafiadora, onde os alunos em geral, apresentam muitas dificuldades. Porém, sabe-se que, muitas vezes, isto decorre de lacunas em conteúdos anteriores. Este projeto de Monitoria em Matemática busca prestar apoio, tanto presencial quanto online, se necessário, a alunos do Ensino Médio, abordando as lacunas nos conhecimentos matemáticos que os alunos trazem do Ensino Fundamental quanto aquelas do Ensino Médio. A monitoria se apresenta como uma aliada ao ensino formal, objetivando auxiliar os alunos com dificuldades, oferecendo explicações informais e auxílio na compreensão dos conceitos, promovendo a troca de experiências entre coordenadores, monitor bolsista e alunos e desta forma, contribuindo para o sucesso dos estudantes e aprimorando suas habilidades matemáticas. A Monitoria desempenha um papel crucial para que os estudantes possam melhorar seu aprendizado e desempenho na matéria, estimulando nos alunos a capacidade de fazer estimativas e cálculos mentais, instrumentalizando-os para que obtenham sucesso, tanto na disciplina de Matemática, como nas demais disciplinas do curso Técnico que utilizam conhecimentos e conceitos matemáticos para o entendimento de seus conceitos específicos. Além de beneficiar os alunos, o projeto também fortalece as habilidades do monitor proporcionando a oportunidade de aprofundar seus próprios conhecimentos matemáticos e aprimorar suas habilidades de liderança e, ainda, contribui para a formação geral dos futuros técnicos do IFRS - Campus Sertão, fortalecendo para a melhor performance em habilidades de sua área de formação. As Monitorias são realizadas duas vezes na semana, sendo que quando necessário, antes de alguma avaliação, auxiliando os alunos que são convocados. Os alunos que frequentemente estão presentes na Monitoria tem uma melhora significativa na matéria, sendo visível o auxílio da monitoria na vida dos estudantes, já que grande parte deles apresenta dificuldade em Matemática.
Palavras-chave
Matemática; Monitoria; Ensino Médio.