Última alteração: 11-10-2023
Resumo
O IFRS - Campus Sertão dispõe de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) construída para o tratamento dos efluentes gerados pelo Setor de Agroindústria do Campus, a estrutura da ETE foi planejada visando atender visitas técnicas e práticas pedagógicas. Aulas práticas são essenciais para complementar a aprendizagem teórica e fornecer aos estudantes a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula em situações reais. Neste contexto, este projeto tem por objetivo principal a elaboração de um manual didático que servirá de guia para o desenvolvimento de aulas práticas na ETE do IFRS - Campus Sertão. A metodologia envolveu, no primeiro momento,leituras em manuais de operação de ETE para compreensão do funcionamento e dos aspectos atrelados às etapas de tratamento efluentes. Concomitantemente foram realizadas visitas periódicas na ETE para verificar as especificidades das operações tratamento e das características do efluente, buscando mapear as possibilidades de atividades práticas a serem realizadas. Feito isso, deu-se início à construção e redação do manual didático. O manual tem como público alvo estudantes e está sendo redigido em primeira pessoa com uma personagem chamada “Dio”. A personagem interage com o leitor repassando orientações e dicas relevantes em cada etapa. Uma vez finalizado o manual, esse será disponibilizado para aplicação das práticas nos componentes curriculares de Gestão de Esgoto Doméstico e Efluente Industrial e Gestão de Resíduos Sólidos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS- Campus Sertão. O manual está em fase de elaboração e como resultados parciais pode-se afirmar que este apresenta informações com uma abordagem simples e didática, já que por meio de figuras, fluxogramas e esquemas busca interagir com o público a fim de facilitar a compreensão da estrutura e operações unitárias realizadas na ETE. Também, acredita-se que a sequência lógica organizada no manual auxilie no desenvolvimento de habilidades como a observação, registro e análise de dados. Conclui-se, portanto, que o manual didático contribuirá na formação dos estudantes do curso de Gestão Ambiental oportunizando possibilidades de vivência prática em um espaço pedagógico que possibilita a experimentação e observação de conhecimentos teóricos estudados em sala de aula.