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Manual didático para realização de aulas práticas na Estação de Tratamento de Efluentes Agroindustriais do IFRS - Campus Sertão
Diovana Fátima Antoniolli, Naiara Miotto Menino

Última alteração: 11-10-2023

Resumo


O IFRS - Campus Sertão dispõe de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) construída para o tratamento dos efluentes gerados pelo Setor de Agroindústria do Campus, a estrutura da ETE foi planejada visando atender visitas técnicas e práticas pedagógicas. Aulas práticas são essenciais para complementar a aprendizagem teórica e fornecer aos estudantes  a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula em situações reais. Neste contexto, este  projeto tem por objetivo principal a elaboração de um manual didático que servirá de guia para o desenvolvimento de aulas práticas na ETE do IFRS - Campus Sertão. A metodologia envolveu, no primeiro momento,leituras em manuais de operação de ETE para compreensão do funcionamento e dos aspectos atrelados às etapas de tratamento efluentes. Concomitantemente foram realizadas visitas periódicas na ETE para verificar as especificidades das operações tratamento e das características do efluente,  buscando mapear as possibilidades de atividades práticas a serem realizadas. Feito isso, deu-se início  à construção e  redação do manual didático.  O manual tem como público alvo estudantes e está sendo redigido  em primeira pessoa com uma personagem chamada “Dio”. A personagem interage com o leitor repassando orientações e dicas relevantes em cada etapa. Uma vez finalizado o  manual, esse será disponibilizado para aplicação das práticas nos componentes curriculares de Gestão de Esgoto Doméstico e Efluente Industrial e Gestão de Resíduos Sólidos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS- Campus Sertão. O manual está em fase de elaboração e como resultados parciais pode-se afirmar que  este apresenta informações com uma abordagem simples e didática, já que por meio de figuras, fluxogramas e esquemas busca interagir com o público a fim de facilitar a compreensão da estrutura e operações unitárias realizadas na ETE.  Também, acredita-se que a sequência lógica organizada no manual auxilie no desenvolvimento de habilidades como a observação, registro e análise de dados. Conclui-se, portanto, que o manual didático contribuirá  na formação dos  estudantes do curso de Gestão Ambiental oportunizando possibilidades de vivência prática em um espaço pedagógico que possibilita a experimentação e observação de conhecimentos teóricos estudados em sala de aula.


Palavras-chave


Experimentação; Tratamento de Efluentes; Guia Didático.