Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Línguas no campus por meio do Projeto Sertão Bilíngue
Joaquim Pase Ramos, Ana Luiza Sosmaier, Maísa Helena Brum

Última alteração: 11-10-2023

Resumo


O Sertão Bilíngue: Núcleo de Idiomas surgiu como uma resposta às barreiras que muitos estudantes do IFRS - Câmpus Sertão enfrentam quando se trata de aprender uma segunda língua. Fundamentado na perspectiva sociocultural e nas concepções de linguagem como letramento, visando proporcionar uma experiência enriquecedora aos participantes, este projeto foi concebido para proporcionar oportunidades de prática linguística e interculturalidade aos alunos do campus. O projeto, atualmente, oferece três cursos extracurriculares ministrados por docentes, da área de linguagens, que contam com o auxílio dos bolsistas associados ao projeto, um curso presencial de língua inglesa de nível básico, um de nível intermediário e um curso online de língua francesa de nível básico. As aulas seguem a abordagem comunicativa da língua e abordam diversos tópicos de forma flexível para atender aos interesses dos alunos. O projeto tem sido bem recebido pela comunidade discente, com mais de 150 estudantes se inscrevendo para participar dos cursos. A seleção dos participantes foi feita por meio de um formulário online e entrevistas presenciais. Paralelo a isso, quando o projeto teve que se adaptar às restrições presenciais impostas pela pandemia da Covid-19, ele também passou a utilizar a plataforma digital Instagram como seu principal meio de comunicação. O perfil oficial do projeto no Instagram (@sertao_bilingue) realiza diversas postagens, cada uma com um público-alvo específico. O "AgroMonday" é direcionado aos estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária, Agronomia e Zootecnia. Além disso, o "TechThursday" é voltado para os alunos dos cursos Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O projeto também realiza outras atividades abrangentes para interagir com seus seguidores, como atividades em formato de stories, como "Complete a música" e "Everyday English". Essas atividades são cuidadosamente planejadas, criadas e produzidas pelos bolsistas do projeto, sob supervisão. O projeto também organiza eventos pontuais e culturais, como o "Time to Talk", que se concentra na prática de conversação em língua inglesa, ocorrendo uma vez por mês, com tópicos previamente selecionados. Além disso, o projeto está envolvido em atividades culturais, como a celebração do Halloween no campus. É perceptível que embora os resultados estejam em fase inicial, percebe-se que o Sertão Bilíngue já está tendo um impacto positivo, permitindo que os estudantes tenham acesso à aprendizagem de idiomas. Independente de ainda estar em desenvolvimento, o projeto promete um futuro promissor na promoção da aprendizagem de línguas para os estudantes do campus.



Palavras-chave


Ensino de línguas; Aprendizagem de idiomas; Interculturalidade.